Corinthians (4) 0 x 0 (3) Vasco - Mundial Interclubes - FIFA 2000

     FICHA TÉCNICA   
Data/Hora: 14/01/2000 (Sexta-feira), às 21h15
Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro
Público: 73.000 pagantes
Cartões amarelos: Freddy Rincón, Adílson, Índio e Luizão (Corinthains); Felipe, Amaral, Paulo Miranda e Edmundo (Vasco).
Arbitro: Dick Jol (HOL)
Penalidades gols:
Corinthians: Freddy Rincón, Fernando Baiano, Luizão e Edu; Marcelinho Carioca desperdiçou.
Vasco: Romário, Alex Oliveira e Viola; Gilberto e Edmundo desperdiçaram.

CORINTHIANS

Dida, Índio, Adilson, Fábio Luciano, Kléber; Vampeta (Gilmar), Rincón, Marcelinho, Ricardinho(Edu), Edilson(Fábio Baiano), Luizão
Técnico: Oswaldo de Oliveira

VASCO
Helton, Paulo Miranda, Odva, Mauro Galvão, Gilberto; Amaral, Felipe (Alex Oliveira), Ramon (Donizete), Juninho (Viola); Romário, Edmundo.

Na grande final, o adversário era o Vasco de Romário, Edmundo, Juninho Pernambucano, Ramón, etc, que havia sido o primeiro colocado num grupo que tinha o Manchester United como principal adversário.

A Fiel comparece em peso ao Maracanã

O Vasco começou melhor e quase abriu o placar no primeiro minuto. Em cobrança de escanteio, Rincón cabeceou para trás e a bola passou pertinho de Romário, que estava encostado na trave esquerda de Dida. Aos 4 minutos foi a vez do Corinthians assustar pela primeira vez. Ricardinho lançou Luizão, que dominou, avançou e chutou cruzado, com perigo.

Aos 13min o Timão chegou com perigo novamente. Edílson cruzou da direita para Luizão, no meio da área. O camisa 9 dominou e chutou longe do gol. Após isso, o time carioca teve algumas chances seguidas de abrir o placar.

A primeira foi com Paulo Miranda, que recebeu de Juninho e mandou um forte chute. A bola foi pela rede do lado de fora. Logo depois, Felipe passou por três defensores corintianos e rolou para Edmundo, que chutou forte. A bola tinha endereço certo, mas Adílson tirou na hora certa.

Apesar do domínio vascaíno, o Timão também chegava com perigo, e aos 37min por muito pouco não abriu o placar em contra-ataque perigoso. Ricardinho recebe no meio campo, a bola escapa, mas sobra para Marcelinho, dentro da área. O pé de anjo chuta mascado, sem muita força, mas obriga Helton a se esticar todo e para dar um tapinha na bola e mandar para escanteio.

Marcelinho quase abriu o placar na decisão

O primeiro tempo terminou com a sensação de que o Corinthians poderia mostrar muito mais. Ricardinho, um dos principais jogadores do Timão, que já não havia entrado com 100% de condições de jogo, saiu mancando e teve de sair. Edu entrou no lugar do meio-campista.

Segundo tempo muito movimentado

A segunda etapa começou muito agitada. Lgo aos 5min da segunda etapa, Edílson assustou o torcedor vascaíno. O capetinha recebeu lançamento em profundidade pela direita, e na saída de Helton manda um chutaço, a bola passa perto da trave direita do goleiro.

Edílson vai pra cima da zaga vascaína

Um minuto mais tarde, o Vasco quase fez um golaço com Gilberto. O lateral-esquerdo vascaíno recebeu cruzamento, e de dentro da área pegou um voleio de primeira. A bola passou perto da trave de Dida, que só fez golpe de vista.

O jogo seguiu movimentado e com chances de ambos os lados. A segunda etapa era muito melhor que a primeira. Aos 24min, quase o Marcelinho deixa o jogo ainda mais espetacular com um golaço. Com cruzamentos venenosos como sempre, o ídolo corintiano cobrou um escanteio com muito perigo, e o Helton teve de se esforçar para evitar um gol olímpico. Dois minutos depois, o pé de anjo cobrou outro escanteio com perigo, e por pouco Luizão não fez o gol.

Apesar da ausência de um jogador importantíssimo como o Ricardinho, o Timão melhorou na segunda etapa e teve chances de vencer o jogo. No entanto, os gols não saíram de nenhum lado, e o jogo foi para prorrogação. Quem fizesse o gol, levaria o título.

Prorrogação sem muitas chances

O chamado ‘tempo extra’ não teve grandes chances de nenhum lado. Ambos os times estavam nitidamente desgastados e só esperavam as cobranças de pênaltis. Faltas, cartões amarelos e substituições fizeram os 15 minutos de cada tempo passarem ainda mais rápido.

A grande chance do primeiro tempo da prorrogação foi com Alex Oliveira do Vasco, cobrando uma falta forte, e obrigando o Dida a fazer grande defesa. Nos 15 minutos finais o Vasco foi melhor novamente e teve as duas melhores chances com Romário. A primeira, Adílson tirou na hora que o baixinho ia chutar, a segunda chance foi travada pelo Fábio Luciano de forma salvadora.

Prorrogação: Muita marcação e pouco futebol

Decisão nos pênaltis!

Como o gol não saiu, a decisão ficou mesmo para os pênaltis. Rincón, Fernando Baiano, Luizão, Edu e Marcelinho Carioca foram os escolhidos para bater os pênaltis do Corinthians. Do Lado do Vasco, Romário, Alex Oliveira, Gilberto, Viola e Edmundo tinham a responsabilidade de ter que cobrar as penalidades.

Rincón, Romário, Fernando Baiano, Alex Oliveira e Luizão acertaram os cinco primeiros pênaltis e deixou 3 a 2 para o Corinthians. No 6º pênalti, o 3º do time carioca, brilhou a estrela de Dida, que voou no canto direito e pegou o pênalti, fazendo explodir a Fiel no Maraca.

Dida!!! O rei dos pênaltis pega mais um!


Viola bateu o pênalti e empatou parcialmente para o Vasco. O próximo a cobrar era Edu, prata da casa corintiano, que teve a responsabilidade de entrar no lugar de Ricardinho, e que agora ia ter que encarar um desafio ainda maior. O jovem volante foi muito bem, bateu com precisão, rasteiro, no cantinho, e foi um dos que mais comemorou de todos que bateram e fizeram os gols.

Após 8 cobranças o Timão estava vencendo por 4 a 3, e era só fazer o próximo para gritar ‘É Campeão!”. Marcelinho foi para cobrança, bateu forte, porém a meia altura, do jeito que os goleiros gostam. Helton acertou o canto e defendeu.

Edmundo foi cobrar 5º pênalti do Vasco. Se o ‘animal’ – como era e é chamado – fizesse o gol, continuaria a disputa na chamada ‘cobranças alternadas’, se perdesse, o título era nosso. O vascaíno partiu para cobrança, e mandou LONGE do gol.

Jogadores fazem a festa


O MUNDO É NOSSO!

A Fiel espalhada pelo mundo finalmente pôde soltar o grito de: SOMOS CAMPEÕES DO MUNDO! O PRIMEIRO título Mundial da FIFA É NOSSO!

A Taça é NOSSA!

Veja os melhores momentos da decisão:



Transmissão: TV Bandeirantes
Narração: Luciano do Valle
Comentários: Neto, Rivellino e Roberto Dinamite

Pênaltis - Veja todos as cobranças:




Transmissão: TV Bandeirantes:
Narração: Luciano do Valle

Veja todos os gols da campanha:




Programa: Vídeo gol (antigo programa da Bandeirantes)
Comentários: Eder Luiz e Neto

OS HERÓIS:

Ampliar Foto

A TAÇA:




Créditos: Comunidade CORINTHIANS - O PODEROSO TIMÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário