Marcelinho Carioca

Marcelinho Carioca, "Pé de Anjo"


Marcelo Pereira Surcin, mais conhecido como Marcelinho Carioca, (Rio de Janeiro, 1 de Fevereiro de 1971) é um jogador brasileiro de futebol que joga atualmente pelo Santo André mas que indubitavelmente tem sua história ligada diretamente ao Corinthians, por ter realizado uma passagem muito vitoriosa no alvi-negro da capital paulista, tornando-se o jogador com o maior número de títulos conquistados com a camisa do timão. É o quinto maior artilheiro da história desse clube, com 206 gols em 420 jogos. Ao longo de sua carreira já ultrapassou a barreira dos 500 gols marcados.


A carreira

Começou sua carreira em outubro de 1986. Ainda com 14 anos, o jogador que na época atuava no Madureira, foi descoberto por olheiros e levado ao Flamengo. Lá o jogador teve uma ascensão meteórica. Após dois anos na Gávea, quando ainda jogava no juvenil, foi visto por Telê Santana, então técnico do profissional, que o chamou para o time de cima. A estréia de Marcelinho com a camisa rubro-negra ocorreu no dia 30/11/1988, quando, num clássico contra o Fluminense, o jovem atacante de 16 anos substituiu Zico, o maior ídolo da torcida, que se machucara aos 11 minutos de jogo. Em dezembro de 1993, a diretoria flamenguista decidiu negociar o jovem atleta com o Corinthians.


No Timão

Logo que chegou ao Parque São Jorge, Marcelinho Carioca mostrou a que veio. No dia de sua apresentação, o atacante de 21 anos previu: "Quero marcar minha passagem aqui. Vim para o Corinthians para ser campeão!". A identificação com a torcida foi imediata e uma carreira vitoriosa estava começando.


Ídolo da Fiel - Pé de Anjo

O maior colecionador de títulos com a camisa corintiana tem em sua conta dez títulos em oito anos pelo clube: um Mundial da Fifa, dois títulos brasileiros, uma Copa do Brasil, quatro paulistas, uma Copa Bandeirantes e um Troféu Ramón de Carranza.

Por sua extrema habilidade e competência em bolas paradas e pelo seu pequeno pé (calçava chuteiras número 36), Marcelinho foi apelidado de Pé de Anjo por torcedores e jornalistas. Tanto pela identificação que tinha pelo clube, quanto pela qualidade técnica que conduziu o time em um de seus períodos mais gloriosos, Marcelinho Carioca figura como um dos maiores ídolos da história do Corinthians.



Video com os melhores lances e gols do grande ídolo da Fiel:

Homenagem ao Pé de Anjo


Corinthians (Marcelinho) 2 x 1 Palmeiras

A 1ª Despedida do Timão

Após diversos títulos, foi vendido, em 1997, para o Valência, da Espanha, por US$ 7 milhões.


A 2ª Passagem no Timão

Como não se adaptou ao Valência e amargou a reserva, Marcelinho só quis uma coisa: voltar ao Brasil. Ao saber da vontade do jogador, Eduardo José Farah, presidente da Federação Paulista de Futebol na época, comprou o passe do jogador junto ao Valência. Depois, Farah criou o "Disque Marcelinho", para o qual, ao custo de três reais por telefonema, os torcedores dos quatro maiores clubes do estado, São Paulo, Palmeiras, Santos e Corinthians, deveriam ligar e escolher o futuro do jogador.

Após 11 dias da promoção, a imensa e esmagadora maioria corintiana trazia Marcelinho de volta ao clube. Foram 62,5% das ligações para o Corinthians, 20,3% para o São Paulo, 9,5% para o Santos e 7,7% para o Palmeiras. Assim, ele voltou ao Timão.

De 1997 à 2000, Marcelinho foi o ídolo maior de um time recheado de estrelas, responsável pela mais vitoriosa temporada do Corinthians.


A 3ª Passagem no Timão

Sua terceira e última passagem pelo Timão foi rápida e turbulenta. Marcelinho jogou pouquíssimas partidas. A principal delas contra o Internacional (RS) onde ele veio novamnte a atuar como titular. o jogo acabou empatado em 1 X 1. Marcelinho teve o contrato rescindido pelo clube a pedido do então técnico Emerson Leão.


O "Final" da Carreira

Finalmente chegou o momento mais difícil na vida de um atleta, a hora de "pendurar as chuteiras", e Marcelinho encerrou sua brilhante carreira, passando a ser saudade, e entrando na memória dos torcedores corintianos, a exemplo de nomes como Neto, Rivelino, Sócrates, Casagrande, Biro-Biro, Viola, Wladimir, Edílson, Vampeta, Zé Maria, entre outros ídolos da fiel torcida.


O Retorno ao Futebol

No início de junho de 2007, Marcelinho declarou ter recebido uma proposta para voltar a jogar pelo Timão.

O ídolo da fiel torcida corintiana anunciou seu retorno ao futebol no dia 12 de junho, em comunicado oficial, e que esperava acertar com algum clube em breve, pois acreditava que sua história no futebol ainda não havia se encerrado.

O Pé de Anjo disse no programa Jogo Aberto, ainda como comentarista, que teria recebido um convite do então técnico do timão, Paulo César Carpegiani, para voltar aos braços da fiel torcida corintiana. Porém, o técnico negou, mas, uma semana depois, cogitou-se em observar o meia na equipe B.

Porém, o retorno de Marcelinho no Timão não ocorreu, pois no dia 14 de junho, o Santo André, equipe que disputa o Campeonato Brasileiro da Série B, oficializou a contratação do Pé de Anjo, que havia declarado, ainda como comentarista no programa Jogo Aberto, que tinha recebido uma proposta do clube do ABC paulista.






FICHA TÉCNICA

Nome: Marcelo Pereira Surcin
Nascimento / local: 01/02/1972 - Rio de Janeiro - RJ
Período em que jogou no Corinthians: 8 anos (de 1994 à 1997 e de 1998 à 2001)
Jogos: 427
Gols: 206
Média: 0,48 gol/jogo
Títulos: 4 Campeonatos Paulista (1995, 97, 99 e 2001), 1 Copa do Brasil (1995), 2 Campeonatos Brasileiro (1998 e 99) e 1 Mundial de Clubes ( 2000)

7 comentários:

  1. Amo o Marcelinho desde meus 3 anos de idade!!!Sou corinthiana fanatica e amo demais esse jogador que fez muitooo pelo timão!!!!
    Bjusssss para a fiel torcida!!!

    ResponderExcluir
  2. Ae ta todo mundo falando do Ronaldo, que merece todo respeito, mas o Marcelinho que foi o cara de verdade!!

    ResponderExcluir
  3. gostaria que você viesse até a nossa comunidade aqui n jardim represa em são bernardo para visitar nossa escolinha de futebol decrinças carentes para valorizar mais a nossa escolinha desde já agradesso

    ResponderExcluir
  4. fiquei contente por saber que vc foi em dourados ,ajudar aquela tribo carente.. São brasileiros igual a vc que nos orgulhão de sermos brasileiros..que DEUS te devolva em vida e saude..

    ResponderExcluir
  5. já se passaram quase duas decadas que acompanho futebol e amo o Corinthians, e Marcelinho continua e sempre será o meu maior idolo. Consegui conhecer até o Ronaldo Fenomeno e ainda acredito q um dia vou realizar meu maior sonho ficr lado a lado com o pé de anjo que tanto me fez vibrar com seus lindos gols...

    ResponderExcluir
  6. VOCÊ SEMPRE ESTARÁ ETERNAMENTE DENTRO DOS NOSSOS CORAÇÕES ÍDOLO DO CORINTHIANS EU AMO VOCÊ DE PAIXÃO E TORÇO MUITO PELO SEU SUCESSO...ANDRÉA MENDES DE FORTALEZA

    ResponderExcluir
  7. O Melhor Jogador que vestiu o Manto Sagrado, jogava Para Ganhar! Marcelinho Carioca Pé De Anjo

    ResponderExcluir