Rivelino

Rivellino "O Reizinho do Parque"

Rivellino, o Roberto Rivellino, genial meia-esquerda do Corinthians, Seleção Brasileira e Fluminense, tornou-se comentarista esportivo e trabalhou por diversas vezes na Rede Bandeirantes de Televisão, lançado por Luciano do Valle. Em 2004, ele foi diretor de futebol do Corinthians, mas sem sucesso. Pai de três filhos, Rivelino continua vivendo onde nasceu: no bairro do Brooklin, zona sul de São Paulo. E só tem uma tristeza em sua vida: a morte do "seo" Nicola, seu pai, mestre, amigo, conselheiro e incentivador.

Rivellino tem ainda uma escolinha de futebol que cuida ao lado do irmão Abílio Rivellino (veja na letra "A"). Roberto Rivellino ingressou na equipe profissional do Corinthians em 1965, logo após ser reprovado na "peneira" do Palmeiras. "Fiquei chateado. Por isso, gostava de jogar bem contra o Palmeiras. Queria mostrar que eles cometeram uma grande injustiça", fala Roberto Rivellino.

O meia permaneceu no Parque São Jorge, onde era chamado de Reizinho do Parque, até 1974, ano que foi responsabilizado pela derrota para o Palmeiras, por 1 a 0, na final do Paulista. "Eu não conseguia me ver longe do Corinthians. A imprensa foi decisiva para que isso acontecesse. Eu tive de sair do Corinthians e abri mão até dos 15%. Foi um momento muito triste. Me senti injustiçado. Pensei até em encerrar a minha carreira", lamentou Rivellino, entrevistado pelo programa "Bola da Vez", da ESPN, em maio de 2007.

Naquele ano, Rivellino foi vendido para o Fluminense, clube pelo qual conquistou os títulos cariocas de 1975 e 1976. "Era um grande time, mas acho que faltou planejamento. O Horta era um grande presidente, mas deveria ter segurado mais um tempo o time. Em 1977 já havia quase todo o time desmanchado. O Horta pensava no futebol carioca e fazia algumas trocas com Botafogo e outras equipes para agitar o futebol do Rio", conta Rivellino.

Depois do Flu, Rivellino jogou no El Helal, da Arábia Saudita, onde encerrou a carreira em 1981. O meia-esquerda fez parte da inesquecível Seleção Brasileira, campeã mundial em 1970. Rivellino era o camisa 11 do time comandado por Zagallo.

Por falar em camisa 11, Rivellino não esconde sua admiração pelo baixinho Romário. "O Romário é realmente um jogador diferenciado. Ele se enquadraria perfeitamente naquela seleção de 1970", elogia Rivellino, que já foi idolotrado por craques como Diego Maradona e Neto.




Resumo no Corinthians

Com a camisa corintiana, Roberto Rivellino disputou 474 jogos (238 vitórias, 136 empates e 100 derrotas) e marcou 144 gols, segundo o "Almanaque do Corinthians", de Celso Unzelte.

Odiado por alguns, mas amado por muitos. Essa foi a relação entre Rivelino, o Reizinho do Parque, e a torcida do Corinthians.

Considerado o principal culpado pela derrota do Timão na final de 74 para o Palmeiras, o meia, conhecido por "Patada Atômica" foi execrado do Parque São Jorge.

Porém, o que o grande jogador da história do clube fez em seus dez anos de Corinthians ficou muito mais marcado.

Dribles geniais, lançamentos perfeitos e gols de falta, fizeram com que muita gente o consagrasse e o colocaram entre os 11 principais jogadores da história do Timão.

Porém, nesses nove anos de Timão, Rivelino conquistou apenas o Torneio Rio-São Paulo. Certa vez, em uma entrevista, declarou que sua maior mágoa é nunca ter sido campeão pelo Corinthians.


Gol de Rivelino pelo Corinthians


O Famoso Elástico de Rivelino


Rivelino Elástico Memoravel e Gol pelo Fluminense


FICHA TÉCNICA
Nome: Roberto Rivelino
Nascimento / local: 01/01/1946 - São Paulo - SP
Período em que jogou no Corinthians: 9 anos (de 1965 à 1974)
Jogos: 471
Gols: 141
Média: 0,30 gol/jogo
Títulos: 1 Torneio Rio-São Paulo ( 1966)


5 comentários:

  1. Sou fã incondicional de Rivellino,para mim um dos maiores jogadores do timão e da seleção brasileira.
    Como fui fã de Vicente Mateus como presidente do timão, só que ele errou feio ao vender Rivellino para o Fluminense,fazendo dele "bode espiatório" pela perda do título paulista de 74... ninguém é perfeito.

    ResponderExcluir
  2. Ser Corintiana é ser feliz! Fiquei 16 anos fora do Brasil e sempre que havia um jogo do corinthians ficava sabendo do resultado por telefone.Sofria com as derrotas e vibrava com as vitórias.Mas não era a mesma coisa! torcer de lonje sem ver a emoção desta torcida maravilhosa...e um dia voltei para o Brasil hoje dia 15 de Julho fazem 5 anos.Fui aos poucos readquirindo o prazer de torcer a cada jogo, ensinei meu filho e minha filha o que é ser corintiano e hoje neste Brasil cheio de contradadições posso dizer que foi bom ter voltado principalmente para ter o prazer de torcer pelo meu corinthians.

    ResponderExcluir
  3. lembro como hoje esse jogo contra o porco.sinto muitas saudades do nosso idolo maior.roberto rivelino.

    ResponderExcluir
  4. Quero vender uma camiseta oficial do Rivelino, nº 10 dos anos 70, marca ATHLETA EM MALHA DE ALGODÃO, jogo contra o Inter, em Porto Alegre, melhor oferta, se você é fã , vai gostar. Deixei meu e-mail no mural de recados. Posso enviar fotos

    ResponderExcluir
  5. Tenho uma dúvida,em sua passagem pelo Corinthians o Rivelino fez algum gol no Palmeiras?

    ResponderExcluir