Sócrates

Sócrates, ex-meia do Corinthians

Sócrates, que sempre foi "anti-candidato" à presidência da CBF, hoje tem residência fixa em Ribeirão Preto (SP), escreve para jornais (entre eles o "Agora São Paulo") e é formado em medicina.Nascido no dia 19 de fevereiro de 1954, em Belém (PA), Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira, começou a carreira no Botafogo, de Ribeirão, em 1974. No Pantera, o Doutor fez sucesso ao lado do ponta-direita Zé Mário (já falecido) e o artilheiro Geraldão (que depois também defenderia o Timão).

Em 1978, graças ao presidente corintiano Vicente Matheus, Sócrates foi para o Corinthians. Na época, o São Paulo cobiçava o alto, magro e extremamente talentoso meia-direita, mas ficou a ver navios e sofreu com o Doutor principalmente nas finais dos paulistas de 82 e 83, quando o time da "Democracia Corintiana" derrotou o Tricolor, em pleno estádio do Morumbi.

Pelo alvinegro do Parque, o Magrão, como era chamado pelos companheiros, realizou 297 jogos, marcou 172 gols e conquistou os títulos paulistas de 79, 82 e 83. Pela seleção brasileira, ele disputou dois mundiais (1982 e 1986). Com a camisa canarinho foram 63 jogos (41 vitórias, 17 empates, 5 derrotas) e 24 gols marcados.

Depois de uma passagem apagada pela Fiorentina, da Itália, onde esteve de 1984 a 1986, o Doutor voltou para o Brasil, desta vez para jogar no Flamengo. No entanto, as contusões atrapalharam a permanência dele na Gávea. Foram apenas 20 jogos com a camisa do Fla (10 vitórias, 3 empates, 7 derrotas) e cinco gols marcados.

Em 1988, após ficar um ano longe dos gramados, Sócrates foi defender o Santos, seu time de infância. No Peixe, ele jogou apenas um ano e sua melhor partida foi contra o Corinthians, na vitória por 2 a 1, no Brasileiro de 88. Ainda nos anos 80, ele viu uma outra estrela de sua família brilhar: o irmão Raí, que se tornou ídolo do São Paulo.



A Democracia

Culto e sempre ligado aos assuntos políticos, Sócrates foi um líder dentro de campo. "Era engraçado quando discutíamos no vestiário do Corinthians. Todo mundo falava e ninguém chegava a uma conclusão. De repente, o Sócrates abria a boca, todos ouviam e concordavam", disse o goleiro Sollito, que foi titular da meta corintiana na conquista do Paulista de 1982.

Para o Doutor Sócrates, o movimento Democracia Corintiana serviu como lição. "Foi uma época em que os subordinados eram escutados. E acho que isso é necessário hoje. A humanidade precisa ouvir mais", disse Sócrates em entrevista à Rádio CBN, em 2008.





Gols de Sócrates no Corinthians


Gol de Sócrates Corinthians Campeão Paulista de 1983


Sócrates Epecial Esporte Espetacular
Parte 1


Parte 2


Sócrates Brasileiro e Corinthiano



Sócrates eternamente em nossos Corações


FICHA TÉCNICA

Nome: Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira
Nascimento / local: 119/02/1954 - Belém - PA
Período em que jogou no Corinthians: 6 anos (de 1978 à 1984)
Jogos: 297
Gols: 172
Média: 0,57 gol/jogo
Títulos: 3 Campeonatos Paulista (1979, 82 e 83)

2 comentários:

  1. Marquinho - Assis - sp2 de agosto de 2009 às 11:45

    Para mim,Socrates foi omelhor da posição que já existiu, inteligente , técnico e bom passe de bola sem falar do famoso toque de calcanhar que ele fazia com precisão. Sem duvidas o melhor.

    ResponderExcluir
  2. Que Ele fique melhor da doença por qual esta passando e Deus o ilumine nesta hora.
    eu estou torcendo por Ele e a sua Familia.

    ResponderExcluir