Vampeta

Vampeta: "São Paulinos é bambi"


Marcos Andre Batista Santos, mais conhecido como Vampeta, (Nazaré das Farinhas, 13 de março de 1974) é um futebolista brasileiro. Seu apelido tem origem nos tempos de infância: quando perdeu a primeira dentição (de leite), ficou conhecido como Vampiro e devido a ser muito feio ficou conhecido como Capeta. Da mistura dos dois apelidos surgiu Vampeta.

Começou sua carreira no Vitória da Bahia, onde jogou de 1990 à 1994. Depois passou pelo PSV Eindhoven, na Holanda, disputou a temporada 1994/95. Voltou ao Brasil ainda em 1995, por empréstimo, para jogar dois anos no Fluminense. Em 1997, retornou ao PSV Eindhoven. Nessa temporada foi Campeão Holandês, e considerado o melhor volante do campeonato.

Em 1998, se transferiu para o Corinthians, onde formou com Marcelinho Carioca, Rincón e Ricardinho, um dos melhores meios de campo da história recente do futebol brasileiro. O time, dirigido inicialmente por Vanderley Luxemburgo e depois pelo seu auxiliar Oswaldo de Oliveira, foi vice-campeão Paulista em 1998, Campeão Brasileiro em 1998, Campeão Paulista em 1999, Campeão Brasileiro em 1999 e Campeão Mundial em 2000. Suas boas atuações o levaram a Seleção Brasileira, onde foi a Campeão da Copa América e vice-Campeão da Copa das Confederações em 1999.

Em Janeiro de 1999 posou nu para a revista G Magazine. Seu ensaio causou polêmica pois foi o 1º jogador de futebol a posar nu.

Em 27 de junho de 2000, durante a cerimônia de reinauguração do Cine Rio Branco, Vampeta foi nomeado para a Ordem do Mérito da Bahia, no Grau de Cavaleiro.

Voltou à Europa na temporada 2000/2001, atuando pelo Inter de Milão e depois pelo Paris-Saint German. Sentia a necessidade de estar perto do Brasil, o que acabou encurtando sua terceira passagem pelo futebol europeu.

Ainda em 2001, voltou a atuar no futebol brasileiro, desta vez, pelo Flamengo. O jogador se referiu a essa passagem pelo clube carioca da seguinte maneira: "Eu fingia que jogava e o Clube fingia que me pagava". Essa frase ficou conhecida como "efeito Vampeta".

Em 2002, retornou ao Corinthians, desta vez dirigido por Carlos Alberto Parreira, e à rotina de títulos. Foi Campeão da Copa do Brasil e do Torneio Rio-São Paulo. Foi convocado pelo técnico Luiz Felipe Scolari para a Copa do Mundo de 2002, sagrando-se Penta Campeão Mundial. Durante a comemoração do título, a Seleção Brasileira foi recebida pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, e Vampeta ganhou as páginas do mundo ao dar cambalhotas na rampa do Palácio do Planalto, a frente do Presidente, usando uma camisa do Corinthians. Em 2002, ainda foi vice-campeão Brasileiro, com o time alvinegro.

Em 2003, Vampeta foi mais uma vez Campeão Paulista, onde foi um dos destaques do time. O jogador machucou-se seriamente na primeira partida do Campeonato Brasileiro, no jogo contra o Atlético Mineiro, e ficou afastado oito meses dos campos de futebol. Sem o experiente Vampeta, o jovem time do Corinthians, dirigido por Geninho, foi desclassificado da Libertadores e fez uma das piores campanhas do time paulista no Brasileirão. Após um longo período de recuperação, o jogador quis retornar para ajudar o time nas últimas rodadas do Campeonato, e contou com a promessa de escalação pelo técnico Juninho Fonseca, que substituiu Geninho. Mas o técnico não o colocou em campo. Vampeta se desentendeu com o treinador e acabou provocando sua saída de maneira conturbada do time do Parque São Jorge.

No início de 2004, Vampeta voltou para o Vitória, onde ficou por apenas seis meses. Se transferiu para o Oriente Médio, jogando no Kuwait Sport Club, onde foi Campeão do Torneio Al-Khurafi. Em abril de 2005, Vampeta retorna ao futebol brasileiro, vai para o Brasiliense, onde reencontra Marcelinho Carioca. A equipe de Brasília disputava pela primeira vez a série A do Campeonato Brasileiro, mas o time acabou sendo rebaixado no final da temporada.

Em 2006, Vampeta foi contratado pelo Goiás para disputar a Libertadores. O jogador foi Campeão Goiâno, e teve o contrato reincindido em agosto deste mesmo ano.

Em julho de 2007, após ficar 2 meses treinando para readquirir o condicionamento físico, Vampeta foi recontratado pelo Corinthians, para ajudar o time no Campeonato Brasileiro de 2007. O jogador voltou ao alvinegro com o objetivo de reverter a situação do time, que veio de eliminações no Campeonato Paulista e na Copa do Brasil . Porém esse objetivo não foi alcançado, e como em 3 vezes anteriores, Vampeta foi rebaixado à Série B junto com o Corinthians. Em 2008 foi anunciado como reforço do Juventus, time da capital paulista - que também foi rebaixado para a segunda divisão do campeonato estadual.


Vampeta dando entrevista, na última passagem pelo Corinthians, em 2007!

Vampeta inventou o Apelido Bambi




Vampeta encerra a sua carreira futebolística em dezembro de 2008 e começa a trabalhar como empresário.

Um comentário:

  1. vamp show jogava como poucos muita raça e dedicação faziam dele um verdadeiro corinthiano.

    ResponderExcluir