Corinthians 2 x 1 São Caetano

Globo Esporte

Ronaldo é gol: craque dá vitória ao Timão
Em sua primeira partida como titular do Corinthians, camisa 9 decreta triunfo sobre o São Caetano com gol de primeira aos cinco minutos da etapa final



Muitos reclamam que o futebol brasileiro está carente de craques. Isso é um fato. Mas não para os torcedores do Corinthians, que podem bater no peito e gritar: “O Fenômeno é nosso!”. Em sua primeira partida como titular, Ronaldo foi novamente decisivo. Só que dessa vez numa vitória. Foi do camisa 9 o gol do triunfo alvinegro por 2 a 1 sobre o São Caetano, no Pacaembu, pela 13ª rodada do Paulistão.

A emoção do corintiano começou logo cedo, quando o placar eletrônico do estádio anunciou a escalação do Timão como titular. Parecia comemoração de título na arquibancada. A entrada do craque em campo também foi sob gritos da Fiel, que se repetiram no momento em ele apareceu no telão cantando o hino nacional.

Em retribuição, o atacante arriscou chute aos 38 segundos. Mas Luiz defendeu. A falta de ritmo de Ronaldo não deixou a torcida impaciente. Pelo contrário. Parecia que todos sabiam que ele não desperdiçaria quando tivesse uma boa chance. E assim foi. Aos cinco minutos do segundo tempo, após cruzamento de Dentinho, o Fenômeno balançou a rede com chute de primeira, de direita.

Como se fosse o fim de uma peça de teatro, a Fiel se levantou aos 30 minutos do segundo tempo para aplaudir e ovacionar Ronaldo. Dessa vez, o atacante atuou por 78 minutos – antes, tinha jogado, respectivamente, 27 e 31, contra Itumbiara e Palmeiras. O suficiente para que ele confirmasse o rótulo de titular absoluto.

A vitória sobre o São Caetano mantém a equipe do Parque São Jorge na vice-liderança do Estadual, atrás apenas do Palmeiras, que tem uma partida a menos.

O Corinthians volta a campo pelo Campeonato Paulista no domingo, às 16h, quando enfrenta o Santo André, no estádio Bruno José Daniel, no ABC paulista. O São Caetano, por sua vez, joga no sábado, às 19h10m, em casa, contra a Portuguesa.


Sufoco

Ronaldo precisou de apenas 38 segundos para dar o primeiro chute a gol como titular do Corinthians. Logo de cara, Elias roubou a bola na direita e tocou para Jorge Henrique. O camisa 23 ajeitou para o Fenômeno arriscar de fora da área e ver boa defesa de Luiz. O lance empolgou a Fiel, que foi à loucura na arquibancada.

Só que pouco segundos depois, a um minuto de partida, a felicidade deu lugar à apreensão. Não fosse Felipe, o São Caetano teria respondido ao chute do craque com gol. Primeiro o goleiro se esticou para salvar finalização que desviou na zaga. No lance seguinte, o defensor defendeu chute de Tuta.

Com essas duas chances, o Azulão percebeu desorganização tática do Corinthians e foi para cima. Aos 3 minutos, Vandinho quase marcou. Mas aos 7, mais uma finalização de Ronaldo. O atacante corintiano recebeu ótimo passe de André Santos na esquerda da grande área, porém bateu fraco e facilitou a defesa de Luiz.

Após início acelerado, o duelo entre Timão e Azulão ficou morno. Até que aos 21 minutos a equipe visitante decidiu colocar fogo. Iran sofreu falta dura de William, advertido com o cartão amarelo. Na cobrança, o próprio Iran mandou para área. A zaga alvinegra bobeou, Felipe não chegou e Marcelo Batatais fez de cabeça:1 a 0.

Sem aproximação dos setores, o Corinthians sentia dificuldade de chegar ao ataque com toque de bola envolvente. Enquanto isso, o São Caetano explorava bem os lados do campo e chegava com perigo. Mas o Timão não estava morto. E provou isso aos 35 minutos, quando André Santos acertou belo chute de fora da área e empatou.

Ronaldo até que tentou aparecer para o jogo quando a bola estava no ataque, mas a bola não chegava, tamanha era a dificuldade do setor de criação alvinegro.


FE-NÔ-ME-NO!!!

Não foi tão rápido quanto no primeiro tempo, mas foi decisivo. O primeiro chute a gol de Ronaldo na etapa final aconteceu aos cinco minutos. E foi certeiro. Após cruzamento de Dentinho da direita, a bola passou por toda a zaga do São Caetano e encontrou o craque, livre. De primeira, ele acertou o canto esquerdo de Luiz.

Dessa vez, a comemoração não foi no alambrado, como em Presidente Prudente, mas a Fiel explodiu com a mesma empolgação na arquibancada do Pacaembu. O Fenômeno está em alta. Anotou dois gols em 111 minutos, média bastante superior a todos os atacantes atuais do elenco do time alvinegro.

O gol marcado pelo camisa 9 deixou o Azulão abatido. Tanto que aos 9 minutos, Jorge Henrique não teve dificuldade alguma para chegar pela direita da grande área e chutar cruzado para boa defesa de Luiz. No rebote, a bola passou em frente a Dentinho, que não alcançou, e perto de Ronaldo, que estava mais longe.

Bem melhor do que na etapa inicial, o Timão dominava as ações do jogo. E chegou com perigo novamente aos 14 minutos. O zagueiro Chicão cobrou falta colocada e obrigou boa defesa de Luiz. Dois minutos depois, foi a vez de o Azulão assustar. Tuta apareceu na esquerda da pequena área, mas Felipe, bem colocado, salvou.

Ronaldo pode até estar sem ritmo, acima do peso... mas craque é craque. Aos 19 minutos, o camisa 9 não precisou se esforçar para criar ótima chance para o Corinthians. Na linha do meio-campo, ele gingou em frente a um marcador e deu belo lançamento na esquerda para Dentinho. Só que o jovem não teve sucesso.

A comissão médica do Corinthians tinha liberado Ronaldo para 60 minutos. Ele jogou 78. E novamente foi o melhor do Timão em campo. Substituído por Escudero, que conseguiu seis cartões amarelos em seis jogos, o Fenômeno foi aplaudido de pé pelos corintianos, que cantaram o seu nome. Homenagem muito merecida.


_______________________________________________________________________

Lance Press

Fenômeno faz mais e Timão cola no líder
De virada, com direito a golaço e outro fenomenal, Corinthians vence com estádio lotado e empolgante

O Corinthians venceu de virada o São Caetano por 2 a 1, virada na noite de quarta-feira que foi fenomenal. Com outro gol de Ronaldo, o Timão conseguiu mais três pontos diante de um Pacaembu lotado e deslumbrado ao ver o Fenômeno mais uma vez em campo.

Não faltou disposição para as duas equipes no começo do jogo. Se já era previsível a vontade do Corinthians no estádio cheio e com Ronaldo de titular, a postura ofensiva do São Caetano foi sim uma surpresa. Com quatro jogadores bem avançados, não permitiu que o Timão se aventurasse no ataque em peso.

E o time visitante ainda levou mais perigo que o rival na primeira etapa, mas em quase todas as jogas o quarteto defensivo levou a melhor. Menos quando o zagueiro Marcelo Batatais se aventurou ao ataque e de cabeça abriu o placar para o Azulão.

Ronaldo quase marcou ao receber com espaço na área, mas bateu fraco e Luiz se posicionou bem para defender. Só que aos 35, André Santos acertou um daqueles chutes no ângulo que a Fiel está acostumada a ver, para empatar o placar.

O Corinthians voltou mais ofensivo no segundo tempo e ainda com Ronaldo. E o Fenômeno fez o seu mais uma vez. Ao recbeer cruzamento da direita, bateu de primeira no canto do goleiro e fez o segundo gol do Timão.

Ronaldo ainda fez outra boa jogada com Dentinho e saiu mais tarde para a entrada de Escudero, que assim que entrou, levou cartão amarelo. O susto no Timão foi a contusão de Elias, que saiu de campo na maca.

O Azulão também tentava levar perigo, mas esbarrava no Corinthians bem postado na defesa, que com a vantagem no placar, tratou de administrar os três pontos na noite chuvosa de São Paulo.


_______________________________________________________________________

Uol Esporte

Titular, Ronaldo brilha outra vez e garante vitória do Corinthians

A festa foi dele novamente. Personagem principal da noite, Ronaldo não decepcionou em sua primeira partida pelo Corinthians no Pacaembu. Titular pela primeira vez da equipe, o Fenômeno fez sua parte: anotou o gol da virada alvinegra na vitória por 2 a 1 sobre o São Caetano na noite desta quarta-feira. Noite de alegria para o badalado atacante e para os mais de 30 mil torcedores presentes.

Ronaldo continua acima do peso e sem o ritmo de jogo ideal. Ainda assim faz a diferença. Na corrida, fica devendo. Mas com a bola no pé, ele segue dando mostras de que o ataque do Corinthians terá um camisa 9 de muito respeito. E para animação dos torcedores e de Mano Menezes, o Fenômeno ficou em campo durante 78 minutos, seu recorde até agora.

E quando foi substituído, aos 31min da etapa final, Ronaldo deixou o gramado aplaudido de pé pelo estádio. Agradeceu com palmas e foi saudado ao chegar no banco de reservas. Com a vitória desta noite, o time alvinegro segue invicto e na vice-liderança do Paulista, somando agora 29 pontos. O São Caetano, por sua vez, permanece com 17 pontos.

Antes mesmo de Ronaldo entrar em campo, a torcida já deu uma demonstração de como seria seu comportamento nesta noite. Assim que o nome do atacante foi anunciado no Pacaembu, o estádio explodiu de alegria. Depois de subir ao gramado ouvindo o hino do Corinthians, o camisa 9 precisou dar seus primeiros dribles para se desvencilhar das crianças que acompanham os jogadores na entrada em campo.

Com a bola rolando, a torcida não precisou esperar muito para ver Ronaldo em ação. No primeiro minuto de jogo, ele arriscou da entrada da área e parou em defesa de Luiz. O São Caetano tentou dar o troco e, se não fosse Felipe, o Corinthians sairia em desvantagem. Ele fez duas defesas difíceis.

Empurrado pela torcida, o time alvinegro tentou manter a pressão. Ronaldo, aos 7min, teve sua segunda chance e parou novamente em Luiz. Mas apesar do bom posicionamento, o badalado atacante sofreu com a falta de ritmo em jogadas mais rápidas, facilitando para a marcação.

Marcação que, do lado corintiano, ficou devendo. Aos 22min, a defesa nada fez para segurar Marcelo Batatais, que tentou estragar a festa alvinegra abrindo o placar de cabeça. O susto animou ainda mais a torcida anfitriã. O estádio continuou fazendo barulho, mas só foi explodir de novo aos 35min. E não foi por causa de Ronaldo. André Santos, de fora da área, empatou em lindo chute alto.

"Estava bem equilibrado e pude acertar esse belo chute", vibrou o lateral-esquerdo. Após o gol, o Corinthians buscou pressionar nos minutos finais do primeiro tempo. Não deu certo. O bom posicionamento do São Caetano dificultou, e muito. Depois da conversa no vestiário, Mano decidiu manter Ronaldo no time. Trocou apenas Boquita por Dentinho.

A substituição colocou o Corinthians no ataque. E logo deu efeito. Para felicidade do estádio inteiro, Ronaldo marcou. Oportunista como sempre, o Fenômeno não perdoou. Dentinho cruzou da direita, Jorge Henrique furou e o camisa 9, de primeira, esbanjou categoria para virar o jogo.

O estádio novamente explodiu. A festa começou a ficar completa. Mas Ronaldo ainda tinha mais a mostrar. Poupando-se, o Fenômeno se tornou um meia. E chamou um adversário para o drible, fechando a jogada com belo passe na frente para Dentinho. Aí, sim, sua participação estava finalizada. Para completar, apenas saudações de todo o estádio quando foi substituído por Escudero.

Nos minutos finais, o São Caetano esboçou uma pressão, cedendo os contra-ataques ao Corinthians, que levou mais perigo. No entanto, nenhuma das equipes conseguiu superar o goleiro adversário e o placar seguiu inalterado. Para o bem de Ronaldo, em mais um dia de festa.

_______________________________________________________________________

Gazeta Esportiva

Ronaldo assegura virada do Corinthians sobre o São Caetano

Ronaldo voltou a ser decisivo para o Corinthians. O lateral-esquerdo André Santos, seu companheiro de quarto, já havia assegurado o empate parcial com o São Caetano no primeiro tempo da partida desta quarta-feira (Marcelo Batatais abriu o placar para os visitantes). Na etapa complementar, depois de somente assistir à boa parte da partida, o Fenômeno entrou em ação. Marcou o gol da virada de sua equipe, por 2 a 1, no Pacaembu.

Com o resultado, o vice-líder Corinthians encostou no Palmeiras (30 pontos) na tabela de classificação do Campeonato Paulista, agora com 29 pontos ganhos, uma vitória a menos e um jogo a mais em relação ao arquirrival. Na próxima rodada, domingo, o time da capital enfrentará o Santo André no estádio Bruno José Daniel. Com 17 pontos, o do ABC paulista jogará um dia antes, diante da Portuguesa, no estádio Anacleto Campanella.


_______________________________________________________________________

Agência Corinthians

André Santos e Ronaldo garantem vitória do Timão

O Timão enfrentou o São Caetano, no Pacaembu, em jogo válido pela 13ª rodada do Paulistão. Na partida que marcou a estreia de Ronaldo no Pacaembu como titular, o Corinthians sai atrás no placar, mas com gols de André Santos e do Fenômeno, o Timão virou o jogo e fez a festa dos mais de 30 mil corinthianos que lotaram as arquibancadas.

O primeiro tempo começou com Ronaldo levantando a Fiel. Em seu primeiro toque na bola, o Fenômeno soltou uma bomba de fora da área, obrigando o goleiro Luiz a trabalhar. Mas quem balançou as redes primeiro foi o Azulão. Aos 22min, após cobrança de falta, o zagueiro Marcelo Batatais se adiantou e desviou de cabeça, abrindo o placar. O Timão não desanimou com o gol e conseguiu o empate ainda na primeira etapa, quando André Santos pegou rebote e, de fora da área, acertou um belo chute na gaveta!

Após o intervalo, Mano promoveu uma substituição, sacando Boquita e colocando Dentinho no time. E foi do jovem atacante o passe para Ronaldo, logo aos 5min da segunda etapa, marcar seu segundo gol com a camisa do Corinthians: Jorge Henrique deixou a bola passar e o Fenômeno, de primeira, estufou as redes e virou a partida. Com o resultado favorável, o alvinegro dominou o restante da partida, criando as melhores chances, mas sem alterar o placar.

Com a vitória, o Timão chega aos 29 pontos e permanece na segunda colocação, mantendo-se invicto no Paulistão. O próximo desafio do Corinthians será no domingo, contra o Santo André, no Estádio Bruno José Daniel, no ABC.

Retrospecto do Jogo

1º TEMPO

1min – Ronaldo solta a bomba de longe; goleiro Luiz faz boa defesa
3min – Vandinho recebe na área e chuta forte; Felipe faz ótima defesa
7min – André Santos acha Ronaldo na área; o atacante chuta rasteiro, em cima do goleiro
21min – William dá carrinho em Iran e recebe o cartão amarelo
22min – Gol do São Caetano! Após cobrança de falta Marcelo Batatais desvia de cabeça e abre o placar do jogo
24min – Elias cruza na área; Ronaldo tenta de cabeça, mas não alcança a bola
35min – GOOOOL DO CORINTHIANS!!! André Santos solta a bomba de fora da área e marca um golaço no Pacaembu!
43min – Elias segura Vando e leva cartão amarelo

2º TEMPO

Primeira substituição no Timão: sai Boquita, entra Dentinho
5min – GOOOOOOOL DO TIMÃO!!! Dentinho cruza, Jorge Henrique deixa passar e Ronaldo, de primeira, manda no cantinho do gol, virando o placar!
10min – Jorge Henrique recebe na área e chuta cruzado; Luiz faz boa defesa
13min – Segunda Substituição no Timão: entra Túlio, sai Elias
16min – André Santos leva cartão amarelo por reclamação
17min – Tuta invade a área e chuta cruzado; Felipe faz ótima defesa
18min – Tuta desvia de cabeça; a bola passa raspando a trave direita de Felipe
31min – Última substituição no Timão: sai Ronaldo, entra Escudero
33min – Escudero derruba Betinho e recebe o amarelo
34min – Luan bate rasteiro e Felipe faz ótima defesa
35min – Douglas cobra falta na área e Cristian desvia de cabeça; goleiro Luiz defende
37min – Fabinho chuta forte; goleiro espalma e evita o gol
48min – Fim de jogo no Pacaembu!

Corinthians
Felipe; Fabinho, Chicão, William e André Santos; Cristian, Boquita (Dentinho), Elias (Túlio) e Douglas; Jorge Henrique e Ronaldo (Escudero)

Ficha Técnica

CORINTHIANS 2 x 1 SÃO CAETANO


Escalação:

Felipe;
Fabinho, William, Chicão, André Santos;
Cristian, Boquita (Dentinho), Elias (Túlio), Douglas;
Jorge Henrique, Ronaldo (Escudero);



Estádio: Pacaembu
Data: 11/03/2009 – Quarta Feira
Árbitro: Salvio Spinola Fagundes Filho
Auxiliares: Vicente Romano Neto e Giovani Cesar Canzian
Renda: R$ 981.734,00
Público pagante: 29.802 pagantes
Gols: Marcelo Batatais, aos 21 minutos, e André Santos, aos 35 do primeiro tempo; Ronaldo, aos 5 minutos do segundo tempo.


Cartões amarelos na partida:

- William
- Elias
- Escudero
- André Santos


Cartões vermelhos na partida:

- Nenhum

Nenhum comentário:

Postar um comentário