Sem Ronaldo, Corinthians vira time comum e só empata com o Santo André

Sem Ronaldo, poupado pelo técnico Mano Menezes, o Corinthians foi um time comum neste domingo, diante do Santo André, no ABC. Com um futebol burocrático e criando poucas chances de gol, o Timão não saiu de um 0 a 0 com o Ramalhão no estádio Bruno José Daniel. A invencibilidade na temporada (15 jogos) e a vice-liderança no Campeonato Paulista (30 pontos) foram mantidas, mas a partida serviu para mostrar para o torcedor corintiano que o seu time é um com o Fenômeno e outro sem ele...
Dos três jogos que Ronaldo fez com o Corinthians até agora, apenas em um ele foi titular – diante do São Caetano, na quarta-feira passada. Mas só a presença do craque no banco de reservas – como foi contra o Itumbiara e o Palmeiras – já dava outra tônica ao espetáculo. Mudava o comportamento da torcida, que lotava as arquibancadas, e dos próprios companheiros, que sabiam que cedo ou tarde aquele que já foi melhor do mundo por três vezes entraria em campo e colocaria fogo na partida.
Dessa vez, por opção do treinador, Ronaldo sequer foi relacionado para a concentração. Entendendo que o atacante precisava dar um tempo para se recuperar e melhorar o condicionamento físico, Mano deixou o Fenômeno de fora para voltar no próximo domingo, no clássico com o Santos.
Resultado: o Bruno José Daniel não lotou, o time não contagiou e a torcida não se inflamou ao ver que a solução para o segundo tempo era o contestado Souza e não o consagrado Ronaldo.
Dentinho assumiu a vaga do Fenômeno e formou a dupla de ataque com Jorge Henrique, mas as chances na primeira etapa foram raras: um chute cruzado de Dentinho e algumas investidas de André Santos, com jogadas individuais e chutes de fora da área.
Na etapa final, Mano Menezes reforçou o setor ofensivo. No intervalo, tirou Jorge Henrique, que se machucou, e apostou em Souza. Um pouco mais tarde, trocou Túlio por Lulinha. Otacílio ainda entraria na vaga de Douglas. O Timão melhorou e Dentinho, mais livre, teve mais espaço para criar... Foram deles os três melhores momentos do segundo tempo: teve um gol anulado pelo juiz, que assinalou toque de mão (involuntário) seu na dividida com o goleiro Neneca (assista ao vídeo); acertou a rede do Santo André, mas pelo lado de fora; e sofreu a falta que culminou na expulsão do zagueiro Marcel.
Sem o “Dentão”, as esperanças estavam todas no “Dentinho”. A torcida corintiana, que dificilmente se cala, só foi se empolgar a 15 minutos do fim da partida. Mas nem com um jogador a mais em campo o Timão conseguiu chegar ao gol. Boquita ainda fez uma tentativa final.
Nos últimos lances, Marcelinho resolveu aparecer. Ameaçou em duas cobranças de falta e quase marcou. Quando o juiz apitou o fim do jogo, o Pé-de-Anjo faz o que costuma fazer quando enfrenta o clube em que conquistou a maior parte dos seus títulos: vestiu a camisa do Corinthians, foi até a Fiel, beijou o escudo e ouviu gritos de “Uh, Marcelinho! Uh, Marcelinho! Uh, Marcelinho!“.
Com o 0 a 0, o Corinthians vai a 30 pontos, se mantém na vice-liderança, mas pode ver a diferença para o Palmeiras disparar para seis pontos na terça-feira, quando o rival faz uma partida atrasada com o Noroeste em casa. Já o Santo André, com 26 pontos, perdeu a chance de entrar no G-4. Na próxima rodada, o Timão terá o clássico com o Santos, domingo no Pacaembu; e o Ramalhão irá até Ribeirão Preto, no sábado, para enfrentar o Botafogo.
FICHA TÉCNICA
| SANTO ANDRÉ 0 x 0 CORINTHIANS | |
| Neneca, Cicinho, Cesinha, Marcel e Élvis; Fernando, Ricardo, Marcelinho e Júnior Dutra (Vinícius); Antônio Flavio e Pablo Escobar (Chiquinho) | Felipe, Fabinho, Chicão, William e André Santos; Túlio (Lulinha), Cristian, Boquita e Douglas (Otacílio Neto); Jorge Henrique (Souza) e Dentinho |
| Técnico: Sérgio Guedes | Técnico: Mano Menezes |
| Público: 7.993 pagantes / Renda: R$ 313.410,00 | |
| Cartões amarelos: Ricardo Conceição, Pablo Escobar e Elvis (S); André Santos e Otacílio Neto (C) / Cartão vermelho: Marcel (S) | |
| Estádio: Bruno José Daniel, Santo André, SP. Data: 15/3/2009. Árbitro: Wilson Luiz Seneme. Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho e Everson Luiz Luquesi Soares. | |
_______________________________________________________________________
Lance
Sem Ronaldo, Timão empata e não agrada torcedores
Apático no campo, Corinthians fica no 0 a 0 fora de casa
Mesmo com um a mais, Timão não consegue furar a defesa do Santo André (Foto: Reginaldo Castro)
É bem verdade que o empate sem gols entre Corinthians e Santo André, no Estádio Bruno José Daniel, neste domingo, esteve longe de contar com o brilho das partidas em que o atacante Ronaldo participou. A emoção e a esperança deixaram espaço para o nervosismo e faltou abertura de jogo. O resultado não foi dos melhores para as duas equipes, mas, os corintianos puderam, pelo menos, festejar um ponto e a manutenção da invencibilidade na temporada 2009.
A primeira parte do jogo foi bastante aberta, com muitas chances de gol para os dois lados. Mas, a falta de calma para concretizar as jogadas puniram as equipes que não sairam do zero.
Mesmo assim, o Timão sofreu bastante pelo lado esquerdo, com as investidas dos meias Marcelinho Carioca e Dutra. Pelo Corinthians, somente o atacante Dentinho conseguiu arriscar alguns lances e por vezes só foi parado com faltas. tanto assim que dois jogadores do Santo André saíram do primeiro tempo com cartão amarelo.
Na etapa final do jogo o técnico Mano Menezes tentou ousar para conseguir de qualquer forma a vitória. Entretanto, a entrada de Souza não conseguiu dar a fixação de um homem na grande área. O meia Douglas conseguiu errar passes simples e pouco lançou os atacante do
Timão na grande áerea. Lulinha, conseguiu uma pressão maior no ataque e manteve o Corinthians mais no ataque, incomodando o adversário. Mas, Quem se manteve bem foi o isolado Dentinho, que buscou se movimentar bastante e tentar oportunidades claras de gol, mas sem nenhum perigo concreto.
O Santo André de certa forma saiu prejudicado, porque batalhou e organizou durante o segundo tempo inteiro. Mas, por falta de sorte e tranquilidade, não conseguiu um melhor placar. Pior, saiu de casa com apenas um empate.
Com este resultado, o Timão se mantém na vice-liderança com 30 pontos, três a menos que o Palmeiras. O time do ABC paulista soma 26 pontos, mesmo número do São Paulo que ainda joga às 18h10.
As duas equipes terão uma semana para trabalharem e se ajeitarem para o jogo do próximo final de semana. No domingo, o Corinthians recebe o Santos, às 16h. Já o Santo André visita o Botafogo-SP, no sábado, às 20h30.
_______________________________________________________________________
Uol esportes.
Corinthians sente ausência de Ronaldo e empata sem gols com Santo André
Bastou a única ausência de Ronaldo desde seu retorno aos gramados para o Corinthians ficar sem balançar a rede pela primeira vez na temporada. Com um futebol apático e pouco criativo neste domingo, o time alvinegro precisou se contentar com um empate por 0 a 0 com o Santo André no estádio Bruno José Daniel. Desta maneira, a equipe de Mano Menezes perdeu a chance de encostar novamente na liderança do Campeonato Paulista.A igualdade deixou o Corinthians com 30 pontos, três a menos que o primeiro colocado, Palmeiras, que ainda possui um jogo a disputar. O Santo André, por sua vez, não obteve o quarto triunfo consecutivo e chegou aos 26 pontos, empatados com o São Paulo, quarto lugar.
"Não foi um bom jogo. Ficamos abaixo do que vínhamos apresentando nas últimas partidas. Pecamos em alguns aspectos e agora temos a semana inteira para nos preparar", lamentou o goleiro Felipe.
Sem poder assistir ao atacante Ronaldo, poupado por Mano Menezes, a torcida alvinegra precisou se contentar em prestigiar o ídolo Marcelinho Carioca do lado adversário. Com direito à imagem do meia pintada em uma das faixas na arquibancada, os fãs viram apenas uma atuação apagada do experiente jogador, sem momentos brilhantes.
Com a presença de dois atacantes velozes - Jorge Henrique e Dentinho -, o Corinthians começou a partida com pouca posse de bola. Por isso, não pôde aproveitar os atletas no início do confronto. Ao mesmo tempo, o Santo André também teve dificuldades para sair, o que permitiu aos visitantes adotarem uma postura mais ofensiva e dominante no decorrer do primeiro tempo.
Conforme passou a acertar mais passes, a equipe alvinegra criou bons lances no ataque, impedidos pelo goleiro Neneca. Só nos instantes finais antes do intervalo que os anfitriões voltaram a igualar o jogo, mas sem marcar. "Criamos pouco para merecer o gol. Temos que trabalhar mais a bola, falta inteligência para jogar na frente", lamentou o volante Túlio antes de ir para o vestiário.
A etapa complementar começou mais movimentada para ambos os lados, com as jogadas trabalhadas de maneiras mais rápida. Aos 21min, Mano Menezes promoveu a entrada de Lulinha no lugar de Túlio, o que deixou os visitantes com mais mobilidade no meio.
Com a expulsão de Marcel aos 28min, o Corinthians ficou mais motivado e se lançou para o ataque. O time da casa, porém, mostrou boa forma na defesa e conseguiu segurar as investidas rivais até o fim.
Agora, o Corinthians volta as atenções ao clássico do próximo domingo contra o Santos, no Pacaembu, que deverá marcar o retorno de Ronaldo ao time. Já o Santo André tem compromisso um dia antes pela 15ª rodada do Campeonato Paulista diante do Botafogo-SP, em Ribeirão Preto.
_______________________________________________________________________
Gazeta Esportiva
Sem Ronaldo, Timão empata com um a mais em Santo André
O Corinthians viu diminuir seu poder de finalização sem a presença de Ronaldo. Na tarde deste domingo, o time do técnico Mano Menezes teve superioridade numérica em boa parte do segundo tempo - pela expulsão do zagueiro Marcel - e, ainda assim, ficou no empate com o Santo André por 0 a 0, no estádio Bruno José Daniel, no ABC.
Depois de participar das partidas contra Itumbiara, pela Copa do Brasil, Palmeiras e São Caetano, pelo Paulistão, Ronaldo ganhou um descanso da comissão técnica corintiana. Autor de dois gols, o Fenômeno ainda busca a forma física ideal.
O resultado faz o Corinthians se distanciar do Palmeiras, líder isolado do Paulistão. Enquanto o Verdão chegou aos 33 pontos, o Timão está com 30. Já o Santo André segue na luta pela vaga nas semifinais, com 26.
Na próxima rodada do Paulistão, o Corinthians terá pela frente um clássico: pega o Santos, no domingo que vem, no Pacaembu. Um dia antes, o Santo André estará em Ribeirão Preto para enfrentar o Botafogo.
_______________________________________________________________________
Agência Corinthians
Santo André segura Timão no ABC
Sem Ronaldo, o Corinthians foi a Santo André enfrentar a equipe da casa pela 14ª rodada do Paulistão e ficou no 0 a 0. Na partida, disputada em ritmo forte, Dentinho foi o principal nome do time do Parque São Jorge. O atacante se movimentou bem, criou chances de gol e até provocou a expulsão de um atleta rival, mas não conseguiu ir às redes. Embora tenham sido superiores, os alvinegros comemoram o ponto conquistado fora de casa.
Sob chuva fina, o primeiro tempo começou em ritmo lento. Bem armadas, as equipes se estudavam. As chances de gol começaram a aparecer apenas após os 23 minutos, quando, melhor no jogo, o Corinthians chegou bem ao ataque em três oportunidades. A melhor chance de gol até então, entretanto, foi do Santo André. Após bela jogada, Antônio Flávio finalizou e Felipe salvou o Timão.
Na segunda etapa a partida ficou mais aberta e as chances apareceram. Dentinho chegou a marcar para o Corinthians, mas o árbitro havia marcado toque de mão do jogador. A pressão alvinegra aumentou após a expulsão de Marcel. Os donos da casa, por sua vez, exploraram o contra-ataque e também assustaram. Por fim, o Timão não conseguiu fazer valer a superioridade numérica. Na última chance, Boquita parou em um inspirado Neneca.
Com o resultado, o Corinthians segue na vice-liderança do torneio. Agora tem uma semana para preparar para o clássico contra o Santos, às 16 horas, marcado para o Pacaembu.







Nenhum comentário:
Postar um comentário