Timão 'brinca' com o Ituano e avança para as semifinais do Campeonato Paulista
Com gols de Jorge Henrique, Ronaldo e Cristian, Corithians supera time do interior com facilidade e garante vaga com uma rodada de antecedência
Diferentemente das últimas rodadas, em que apresentou problemas na criação e também na defesa, o Timão foi uma equipe segura do início ao fim. Defendeu bem, armou com qualidade e concluiu com eficiência. Tanto que a equipe sequer sentiu a ausência do seu principal maestro - o meia Douglas ficou fora por contusão.
A vitória sobre o Ituano levou o Corinthians aos 38 pontos e fez o time alvinegro recuperar a segunda colocação, ao menos provisoriamente. Para continuar na vice-liderança e depender apenas das próprias forças para terminar nela, o Timão precisa torcer por empate ou derrota do São Paulo diante do Guaratinguetá, na quinta-feira.
Caso contrário precisará vencer o Mirassol na rodada derradeira e ainda torcer por tropeço do Tricolor contra o São Caetano. Se terminar em segundo, o Corinthians, rei dos empates do Paulistão, jogaria as semifinais com a vantagem da igualdade.
A equipe de Itu, por sua vez, continua em situação complicada com mais essa derrota, a nona em 18 jogos. O time do técnico Zetti chega para última rodada ameaçado pelo rebaixamento à Série A-2 do Estadual.
O Corinthians encerra a primeira fase do Campeonato Paulista no próximo domingo, às 16h, contra o Mirassol, no interior de São Paulo. No mesmo horário, o Ituano recebe a visita do Marília, no estádio Novelli Junior, em Itu.
Timão de verdade
Sem Douglas, vetado por conta de dores na panturrilha esquerda, Mano Menezes optou por compensar a ausência na armação com mais um atacante. Assim, entrou com Jorge Henrique ao lado da dupla Dentinho e Ronaldo – Wellington Saci jogou no meio-campo. Logo de cara, o esquema mais ofensivo mostrou que daria resultados.
Com bom toque de bola, o Corinthians envolveu rapidamente o Ituano e precisou de apenas dois minutos para abrir o placar no Pacaembu. Após cobrança de escanteio de Cristian pelo lado direito, o baixinho Jorge Henrique (1,69m) apareceu livre para desviar de cabeça e anotar o seu terceiro gol pelo Timão, o terceiro de cabeça.
Em noite inspirada, a equipe do técnico Mano Menezes mostrou entrosamento que ainda não havia sido visto na temporada. E olha que essa foi a primeira vez que o time entrou em campo com essa formação. Pior para o Ituano, que tentou ameaçar, ora com Muriqui ora com Alex Afonso, mas não assustou o adversário.
Enquanto isso tudo acontecia, onde estava Ronaldo? Esperando uma boa chance para deixar a sua marca. E por esperteza do Corinthians, a oportunidade apareceu aos 26 minutos. Elias cobrou falta rapidamente, antes mesmo da formação da barreira, e lançou Alessandro, que cruzou para o Fenômeno desviar de pé direito (veja no vídeo acima).
O gol de oportunismo do craque foi o quinto em sete jogos dele pelo Timão. Antes, o camisa 9 já havia anotado contra Palmeiras, São Caetano e Ponte Preta (dois).
Bastante superior na partida, o Corinthians ganhou ainda mais tranquilidade após o segundo gol, porém não perdeu a força ofensiva. Aos 41 minutos conseguiu ampliar o marcador com Cristian. O volante, um dos destaques da equipe nas últimas rodadas, bateu falta de longe e não deu chance ao goleiro Alexandre Favaro: 3 a 0.
Show de inteligência do Fenômeno
Com o jogo definido já no primeiro tempo, o técnico Mano Menezes resolveu reforçar a marcação no meio-de-campo para a etapa final. Por isso colocou o volante Túlio no lugar de Elias, que estava jogando mais avançado na armação. Com a mudança, apenas Wellington Saci ficou na criação, auxiliado pelo trio ofensivo.
Tranquilo em campo e bem posicionado, o Corinthians não deu espaços para uma tentativa de reação do Ituano, que continuou totalmente perdido em campo. Quem estava ligado mesmo era Ronaldo. O craque se arriscou na armação e deu ótima passe para Dentinho aos 8 minutos. Mas o jovem chutou fraco e perdeu chance.
Aos 17 minutos, mais uma excelente chance para o Timão. Depois de cobrança de falta de Chicão da meia-lua, a bola explodiu no travessão e sobrou para Jorge Henrique mandar para o fundo do gol. Só que o auxiliar levantou a bandeirinha assinalando impedimento, invalidando o que seria o quarto gol dos anfitriões (veja video acima).
Chegou então a hora de treinar jogadas ensaiadas. Aos 22 minutos, Ronaldo “desbancou” os batedores de falta Cristian e Chicão. O camisa 9, porém, rolou para André Santos na esquerda em vez de chutar. O lateral cruzou para o zagueiro Chicão cabecear sozinho na pequena área. Mas a bola passou por cima do gol.
O Fenômeno, aliás, voltou a se destacar por sua habilidade e inteligência. Só não deixou outra marca aos 40 porque o árbitro assinalou impedimento. O lance, porém, foi bonito, com o craque vencendo dois zagueiros na corrida e dando um leve toque por cima do goleiro do Ituano. Restaram, ao menos, os aplausos da Fiel.
____________________________________________________________________
Lancenet
Ronaldo marca, time faz vantagem no primeiro tempo e está na semi
O Corinthians venceu. Mais importante que isso, convenceu e se classificou. O placar de 3 a 0 sobre o Ituano na noite de terça-feira, no Pacaembu, garantiu ao time uma vaga nas semifinais e foi o primeiro clube grande a vencer o time de Itu neste Paulistão.
A velocidade fez parte do futebol corintiano desde o início, o que rendeu o primeiro gol logo aos três minutos, com o baixinho Jorge Henrique desviando cruzamento.
O Ituano ainda levou perigo duas vezes, até que o segundo gol, de Ronaldo, deu o domínio de volta ao Timão. O Fenômeno recebeu bom passe de Alessandro e só desviou para o gol. O atacante ainda sofreu falta na entrada da área, que Cristian chutou forte e, com a ajuda do goleiro, ampliou o placar ainda no primeiro tempo.
Já na segunda etapa, a velocidade deu lugar à cautela, diante de um Ituano inofensivo no Pacaembu. Mesmo assim continuou mais no ataque, o que rendeu um gol de Jorge Henrique, anulado por impedimento.
Enquanto Ronaldo jogava mais uma partida até o final, Mano Menezes aproveitou para rechear o meio de campo com Boquita, Túlio e Morais. Com a nova formação, o Timão apenas esperou o fim do jogo para comemorar a vaga. Antes, viu Ronaldo marcar mais um gol, mal anulado pelo assistente.
____________________________________________________________________
Uol Esporte
Ofensivo, Corinthians bate Ituano em 45min e vai às semis
Tudo o que faltou ao Corinthians nos empates com Guarani e Ponte Preta sobrou contra o Ituano. Com volúpia ofensiva e sorte, o time de Mano Menezes bateu o rival por 3 a 0, em apenas 45 minutos, nesta terça-feira à noite, no Pacaembu e garantiu vaga nas semifinais do Campeonato Paulista.
Os gols de Jorge Henrique, Ronaldo e Cristian levaram o Corinthians provisoriamente à vice-liderança, com 38 pontos, dois a mais que o São Paulo, que enfrenta o Guaratinguetá na quinta, no Morumbi.
Mano surpreendeu ao tirar o garoto Boquita e escalar um trio de atacantes desde o início pela primeira vez no Estadual. Jorge Henrique, pela direita, Dentinho, pela esquerda, e Ronaldo, pelo meio, abriram a defesa do Ituano e deram opção de tabela a Wellington Saci, substituto do contundido Douglas, e Elias, que vinham de trás.
O Corinthians começou o jogo aparentando gana de desfazer as últimas más impressões e não deixou o Ituano respirar. Aos 2min, já fez 1 a 0 com Jorge Henrique, de cabeça. Prenúncio de goleada.
O Ituano, porém, não se abalou e explorou com perigo as costas dos laterais corintianos, que subiam a todo instante. Mas Reinaldo jogou o empate no tobogã ao, cara a cara com Felipe, desviar errado cruzamento de Alex Afonso pela esquerda.
A partida tinha tudo para ficar amarrada e a torcida, voltar a se impacientar com o time, que errava muitos passes. Mas a esperteza de Elias não deixou o fogo cair. Aos 26min, o camisa 7 aproveitou distração da zaga do Ituano e cobrou rápido falta para Alessandro, que só rolou para Ronaldo marcar seu quinto gol desde que retornou ao futebol.
Ainda houve tempo para a recompensa de Cristian, um dos poucos destaques corintianos no Paulista. O volante cobrou falta cheia de efeito e contou com a colaboração do goleiro Alexandre Favaro para marcar o terceiro, aos 41min.
No segundo tempo, Mano poupou Elias, que deu lugar a Túlio. O Corinthians manteve a posse da bola e rondou a área o tempo todo, mas se satisfez com o resultado. Jorge Henrique chegou até a marcar, mas seu gol foi anulado corretamente por impedimento. Ronaldo também fez mais um, mal anulado pela arbitragem.
No próximo domingo, o Corinthians vai a Mirassol brigar pelo segundo lugar, que dá a vantagem de jogar por dois resultados iguais nas semifinais. Antes, vai secar o São Paulo diante do Guaratinguetá.
____________________________________________________________________
Terra Esportes
Com novo gol de Ronaldo, Corinthians volta à semi após 6 anos
Em sua quarta partida consecutiva com a camisa do Corinthians, Ronaldo mostrou novamente que está recuperando a forma física e mais uma vez brilhou diante da torcida alvinegra no Estádio do Pacaembu. Na noite desta terça-feira, o atacante marcou outro gol na vitória por 3 a 0 sobre o Ituano e ajudou a colocar a equipe na semifinal do Campeonato Paulista, fato que não ocorria desde a edição de 2003, quando o clube do Parque São Jorge se sagrou campeão pela última vez.
Em seis jogos que foi a campo, os três últimos atuando durante os 90 minutos, a mais badalada contratação do futebol paulista deu seqüência à ótima média de gols e chegou a cinco desde a sua contratação, marca que o coloca na vice-artilharia corintiana, atrás apenas do zagueiro Chicão, que registra um a mais.
Com placar todo construído na primeira etapa, o time do técnico Mano Menezes alcança a segunda colocação provisória do Estadual, ultrapassando o São Paulo, e garante presença na semifinal, ao lado do rival Palmeiras. Com 38 pontos, o time ainda tem condições de terminar a fase inicial como líder e garantir os direitos de jogar pelo empate nas próximas fases, além de ter a vantagem de decidir em seus domínios.
No entanto, a classificação já serve para apagar um fastasma que perseguia o clube nas últimas edições. Entre os fracassos no Estadual e a mudança da disputa para o sistema de pontos corridos, que ocorreu nos anos de 2005 e 2006, o time não sabia o que era disputar uma semifinal desde a edição de 2003. Além disto, o Corinthians se segurou como único invicto do Paulista e igualou a maior período sem derrotas atuando no Pacaembu.
Com 23 jogos sem ser batido, o time alvinegro alcança o desempenho registrado entre 1993 e 1994. A atual série vitoriosa deu início após o dia 19 de julho do ano passado, quando perdeu para o Bahia por 1 a 0, na disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. Desde então, foram 18 vitórias e apenas cinco empates atuando no estádio paulista.
Retrospecto do Jogo
1º TEMPO
2min – GOOOOOOOOOLLL!!! Jorge Henrique aproveita falha da zaga do Ituano e abre o placar para o Timão.
15min – Ceará cruza para Peter que, livre, não consegue o domínio e a bola sobra tranqüila para Felipe.
18min – Muriqui recebe de Peter, mas cruza para fora.
20min – Alessandro arrisca de longa distância, mas a bola vai longe do gol de Alexandre Favaro.
25min – Alex Afonso passa para Muriqui que, cara a cara com Felipe, chuta para fora.
26min – Cartão amarelo para Thiago Bernardi por segurar contra-ataque.
27min – GOOOOOOOOOLLL!!! Cobrança rápida de falta. Ronaldo recebe de Alessandro e manda para as redes: 2 a 0.
28min – Peter recebe o cartão amarelo por reclamação.
31min – Pela esquerda, Wellington Saci chuta cruzado e Dentinho quase consegue completar, mas a bola sai pela linha de fundo.
41min – GOOOOOOOOOOOOLLL!!!!! Cristian cobra falta de longe e a bola entra: 3 a 0 Timão.
46min – O árbitro apita final da primeira etapa.
2º TEMPO
0min – Timão mexe no intervalo: sai Elias e entra Túlio.
4min – Cartão amarelo para Ceará.
8min – Bela jogada corintiana. Ronaldo serve Cristian, que passa para Dentinho. O atacante finaliza no meio do gol.
12min – O Ituano chega. Henrique chuta forte e Felipe defende em dois tempos.
17min – Chicão bate falta da meia-lua e Alexandre Favaro faz boa defesa. No rebote, Jorge Henrique põe pra dentro, mas já havia sido marcado impedimento.
18min – Túlio recebe o cartão amarelo foi cometer falta dura.
22min – Jogada ensaiada após falta. Ronaldo toca para André Santos que cruza e Chicão cabeceia para fora.
23min – Dentinho chuta rasteiro, mas o goleiro segura.
28min – Wellington Saci arrisca de longe e Favaro defende em dois tempos.
29min – Timão faz duas alterações de uma vez: Boquita entra no lugar de Wellington Saci e Morais substitui Dentinho.
33min – Morais faz falta em Henrique e é punido com o amarelo.
35min – CARTAO VERMELHO! Ceará derruba Jorge Henrique e é expulso.
36min – Cartão amarelo para Alessandro.
39min – Moacir faz falta em Boquita e recebe o cartão amarelo.
40min – Ronaldo é lançado, entra na área e toca para o gol, mas o árbitro marca impedimento.
43min – Morais arrisca de fora da área e Alexandre Favaro se estica para pegar.
47min – Final de jogo no Pacaembu: 3 a 0 para o Timão.
CORINTHIANS
Felipe; Alessandro, Chicão, William e André Santos; Cristian, Elias1º TEMPO
2min – GOOOOOOOOOLLL!!! Jorge Henrique aproveita falha da zaga do Ituano e abre o placar para o Timão.
15min – Ceará cruza para Peter que, livre, não consegue o domínio e a bola sobra tranqüila para Felipe.
18min – Muriqui recebe de Peter, mas cruza para fora.
20min – Alessandro arrisca de longa distância, mas a bola vai longe do gol de Alexandre Favaro.
25min – Alex Afonso passa para Muriqui que, cara a cara com Felipe, chuta para fora.
26min – Cartão amarelo para Thiago Bernardi por segurar contra-ataque.
27min – GOOOOOOOOOLLL!!! Cobrança rápida de falta. Ronaldo recebe de Alessandro e manda para as redes: 2 a 0.
28min – Peter recebe o cartão amarelo por reclamação.
31min – Pela esquerda, Wellington Saci chuta cruzado e Dentinho quase consegue completar, mas a bola sai pela linha de fundo.
41min – GOOOOOOOOOOOOLLL!!!!! Cristian cobra falta de longe e a bola entra: 3 a 0 Timão.
46min – O árbitro apita final da primeira etapa.
2º TEMPO
0min – Timão mexe no intervalo: sai Elias e entra Túlio.
4min – Cartão amarelo para Ceará.
8min – Bela jogada corintiana. Ronaldo serve Cristian, que passa para Dentinho. O atacante finaliza no meio do gol.
12min – O Ituano chega. Henrique chuta forte e Felipe defende em dois tempos.
17min – Chicão bate falta da meia-lua e Alexandre Favaro faz boa defesa. No rebote, Jorge Henrique põe pra dentro, mas já havia sido marcado impedimento.
18min – Túlio recebe o cartão amarelo foi cometer falta dura.
22min – Jogada ensaiada após falta. Ronaldo toca para André Santos que cruza e Chicão cabeceia para fora.
23min – Dentinho chuta rasteiro, mas o goleiro segura.
28min – Wellington Saci arrisca de longe e Favaro defende em dois tempos.
29min – Timão faz duas alterações de uma vez: Boquita entra no lugar de Wellington Saci e Morais substitui Dentinho.
33min – Morais faz falta em Henrique e é punido com o amarelo.
35min – CARTAO VERMELHO! Ceará derruba Jorge Henrique e é expulso.
36min – Cartão amarelo para Alessandro.
39min – Moacir faz falta em Boquita e recebe o cartão amarelo.
40min – Ronaldo é lançado, entra na área e toca para o gol, mas o árbitro marca impedimento.
43min – Morais arrisca de fora da área e Alexandre Favaro se estica para pegar.
47min – Final de jogo no Pacaembu: 3 a 0 para o Timão.
CORINTHIANS
Felipe; Alessandro, Chicão, William e André Santos; Cristian, Elias (Túlio), Jorge Henrique e Wellington Saci (Boquita); Dentinho (Morais) e Ronaldo. (Túlio), Jorge Henrique e Wellington Saci (Boquita); Dentinho (Morais) e Ronaldo.
Ficha Técnica
GUARANI 0 x 0 CORINTHIANS
Escalação:
Felipe;Alessandro, Diego, Chicão, André Santos;
Fabinho, Elias, Boquita (Túlio), Douglas (W. Saci);
Ronaldo, Souza (Marcelinho);
Estádio: Brinco de Ouro - Campinas
Data: 28/03/2009 – Sábado
Árbitro: Carlos Roberto dos Santos Jr
Auxiliares: Carlos Alberto Funari e Mauricio Helder Luiz Alexandrino
Renda: R$ 258.105,00
Público: 14.119
Gols: Nenhum
Cartões amarelos na partida:
- W. Saci- Fabinho
- Alessandro
Nenhum comentário:
Postar um comentário