Em Paulistão de gols salvadores, invicto Timão pode quebrar tabu de 37 anos

Último campeão sem perder foi o Palmeiras, em 1972. Corinthians está a um jogo de obter seu quinto título estadual na história sem sofrer derrotas

A vantagem do Corinthians na final do Campeonato Paulista é tão boa que ele pode até perder para o Santos que mesmo assim será campeão, neste domingo, às 16h, no Pacaembu. Mas uma derrota está fora dos planos do Timão. Caso passe ilesa pelo duelo contra o Peixe, a equipe do Parque São Jorge quebrará um longo jejum sem campeões invictos em São Paulo.

A última vez que isso aconteceu foi em 1972. Na ocasião, o Palmeiras levantou a taça sem perder sequer uma partida, contabilizando 15 vitórias e sete empates. Curiosamente, o São Paulo também não foi derrotado naquela competição, mas somou uma igualdade a mais (oito) e terminou em segundo.

Depois disso, quem mais se aproximou foi o próprio Palmeiras, em 1996. Sob o comando de Vanderlei Luxemburgo, o Verdão montou uma equipe dos sonhos, com Cafu, Rivaldo, Djalminha, Luizão e Muller, e perdeu somente um jogo (para o Guarani, em Campinas). Mesmo assim, a equipe ficou marcada por fazer 102 gols em 30 partidas.

Timão arrasador nas conquistas sem derrotas

Este poderá ser o quinto título invicto do Corinthians no Campeonato Paulista. O primeiro, em 1914 (quatro anos após a fundação), veio logo no segundo Estadual sem nem um empate. Foram oito jogos e oito vitórias. Depois de não disputar nada em 1915, o Timão voltou a não sofrer derrotas no torneio de 16: mais oito vitórias e o caneco.

O feito só seria obtido novamente pelo clube em 1929, outra vez sem perder pontos: sete vitórias, nenhum empate e zero derrotas. Curiosamente, aquele foi o ano da primeira vitória internacional, 3 a 1 sobre o Barracas, da Argentina.

Por fim, o polêmico título de 1938. Pela disputa da Copa do Mundo, o campeão só foi conhecido no ano seguinte. O Timão tinha dois pontos a mais que o São Paulo, mas o Tricolor saiu em vantagem no duelo decisivo. Entretanto, uma forte chuva fez com que o jogo terminasse dois dias depois. O Alvinegro empatou em um lance duvidoso (o rival reclamou que o gol foi marcado com uma das mãos) e garantiu o troféu. Em dez rodadas, foram sete vitórias e três empates.

Invencibilidade mantida por um fio em 2009

Enquanto nos outros anos o Corinthians atropelou os adversários, em 2009 a invencibilidade esteve perto de cair em algumas oportunidades. Apesar de não apresentar o futebol esperado pela torcida, o Timão se superou em vários jogos que pareciam perdidos, reagiu e seguiu sem perder até a final. Na soma três fases, foram 22 jogos, 13 vitórias e nove empates.

A Fiel, porém, sofreu bastante com alguns jogos que pareciam perdidos. A começar pela estreia, contra o Barueri. O Timão saiu perdendo por 2 a 0, em pleno Pacaembu, mas Chicão, aos 38, e Jorge Henrique, aos 43 minutos do segundo tempo, evitaram o revés.

Na quinta rodada, mais um drama. Elias fez 1 a 0 sobre o Paulista, em Jundiaí, mas o time da casa virou ainda na etapa inicial. No entanto, com um gol de pênalti e outro de falta, o zagueiro Chicão novamente evitou o pior: 3 a 2.

Em clássicos, não foi diferente. Mas, mesmo em um de suas piores apresentações na temporada, o Corinthians não perdeu. Contra o São Paulo, no Morumbi, Borges fez 1 a 0, aos 30 minutos do segundo tempo. André Santos, cinco mais tarde, deixou tudo igual.


Alguns duelos depois, foi a vez do Palmeiras levar pânico aos alvinegros, em Presidente Prudente. Diego Souza colocou o arquirrival em vantagem logo no início da metade final do duelo. Ronaldo, em seu segundo jogo, entrou para solucionar o problema ofensivo. E conseguiu. Carimbou uma bola no travessão e, aos 47 minutos, fez seu primeiro gol pelo Timão e garantiu o empate para o delírio da torcida, com direito até a alambrado caindo na comemoração.

Para fechar a primeira fase, o Corinthians foi a Mirassol já classificado e com uma formação repleta de jogadores reservas. Assim, saiu perdendo por 2 a 0 no primeiro tempo. Ainda na etapa inicial, Chicão descontou. Na parte final, mais sufoco até Dentinho fazer 2 a 2.

Muito sofrimento. Do jeito que a Fiel mais gosta!

A CAMPANHA INVICTA DO CORINTHIANS

22 J - 13V - 9E - 0D - 40GP - 17GC




22/1 Corinthians 2 x 2 Barueri Chicão e Jorge Henrique
25/1 Bragantino 0 x 1 Corinthians Lulinha
28/1 Corinthians 2 x 0 Botafogo Chicão e Diogo
31/1 Corinthians 4 x 1 Oeste Adriano (c), Chicão, Otacílio Neto e Souza
4/2 Paulista 2 x 3 Corinthians Chicão (2) e Elias
7/2 Corinthians 1 x 1 Portuguesa Otacílio Neto
11/2 Corinthians 2 x 0 Mogi Mirim Boquita e Chicão
15/2 São Paulo 1 x 1 Corinthians André Santos
21/2 Guaratinguetá 1 x 3 Corinthians Cristian e Elias (2)
25/2 Corinthians 2 x 0 Noroeste Douglas e Otacílio Neto
1/3 Marília 1 x 1 Corinthians Jorge Henrique
8/3 Palmeiras 1 x 1 Corinthians Ronaldo
11/3 Corinthians 2 x 1 São Caetano André Santos e Ronaldo
15/3 Santo André 0 x 0 Corinthians
22/3 Corinthians 1 x 0 Santos Dentinho
25/3 Corinthians 2 x 2 Ponte Preta Ronaldo (2)
28/3 Guarani 0 x 0 Corinthians
31/3 Corinthians 3 x 0 Ituano Cristian, Jorge Henrique e Ronaldo
5/4 Mirassol 2 x 2 Corinthians Chicão e Dentinho
12/4 Corinthians 2 x 1 São Paulo Elias e Cristian
19/4 São Paulo 0 x 2 Corinthians Douglas e Ronaldo
26/4 Santos 1 x 3 Corinthians Chicão e Ronaldo (2)
3/5 Corinthians x Santos



Fonte: Globoesporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário