Corinthians 4 x1 Oeste

Globoesporte.com

Timão goleia Oeste sem dificuldades e assume a liderança provísória

Alvinegro não teve nenhum trabalho para dominar o jogo e vencer o time do interior, que conheceu sua primeira derrota no Paulistão 2009

Sem muitas dificuldades, o Corinthians derrotou o Oeste por 4 a 1, neste sábado à tarde, no Pacaembu, foi a dez pontos, e dorme na liderança do Paulistão. Santos e São Paulo, que enfrentam Ituano e Santo André, respectivamente, podem se igualar em pontos ao Timão se vencerem. Já o Palmeiras recupera a ponta caso vença a Ponte Preta, em Campinas. Os três rivais corintianos jogam neste domingo. O Oeste, por sua vez, perdeu a invencibilidade. O time vinha de uma vitória e dois empates. Segue com cinco pontos.

Timão domina sem muitos sustos


O Corinthians não apresentou um grande futebol no primeiro tempo, mas conseguiu abrir o placar e dominar o jogo com tranquilidade porque seu adversário, Oeste, não teve nenhuma ousadia. O time do interior passou todo o primeiro tempo acuado, apenas marcando e tentando parar o jogo com faltas. O Alvinegro saiu na frente logo aos dois minutos de jogo. Após escanteio de Eduardo Ramos, o zagueiro Adriano, do Oeste, tentou afastar, mas se atrapalhou todo e acabou marcando contra.

Mesmo com a desvantagem no placar, o Oeste manteve a mesma postura defensiva. Tinha apenas Mirandinha na frente, brigando com os zagueiros Chicão e William, do Timão. A missão era muito complicada e o atacante mal pegou na bola. Com o adversário dominado, o Corinthians, criava chances, mas não conseguia completar.

A principal delas saiu aos 27. Chicão, bancando o ponta-direita, fez um belo cruzamento para Souza. Livre, dentro da pequena área, o atacante completou de primeira, mas conseguiu errar o alvo.

Se o primeiro tempo, apesar de movimentado, teve apenas um gol, o segundo começou a todo vapor. Em 15 minutos, as redes já haviam sido balançadas três vezes. A primeira logo aos 5, quando Otacílio Neto ampliou para o Corinthians completando, de cabeça, cruzamento de Alessandro. O Timão nem teve muito tempo para comemorar. Aos nove, Ademar invadiu a área pela esquerda e foi derrubado por Chicão. Pênalti convertido por Dias. O Oeste diminuía.

Mas o gol da equipe visitante não tirou a calma do Corinthians. O alvinegro continuava mandando no jogo, marcando forte e tentando abrir espaços com a movimentação constante do seu quarteto de meio-de-campo: Fabinho, Elias, Diogo e Eduardo Ramos. Aos 14, Chicão se redimiu do pênalti cometido batendo uma falta com perfeição e ampliando para o Timão.

O Oeste, entregue, mal passava do meio-de-campo. Quando conseguia se aproximar da área corintiana, errava o passe final. O Timão, por sua vez, dominava sem dificuldades e criava chances. O quarto gol era só uma questão de tempo. E ele saiu aos 44. Leandro Mello derrubou Lulinha dentro da área. Souza, que havia desperdiçado duas chances claras e já começava a ser vaiado, pediu para bater, converteu e se redimiu. Ele bateu de pé direito no canto esquerdo. O goleiro ainda chegou a encostar na bola, mas não o suficiente para evitar o gol.

Aos 47, Leandro Mello, que já tinha amarelo, usou a mão para interceptar um passe e acabou expulso. Com um a mais, o Timão apertou até o fim. Aos 48, Lulinha recebeu sozinho na entrada da pequena área, mas acabou chutando em cima do goleiro. Mas essa chance perdida nem poderia fazer falta. A fatura já estava liquidada.

Souza lava a alma com primeiro gol no Paulista: 'Agora, abriu a porteira'

Jogador vinha sendo vaiado pela Fiel quando surgiu a oportunidade de se redimir. Ele se considera corajoso por assumir a batida do pênalti

O atacante Souza, do Corinthians, respira aliviado. Após perder duas chances claras de marcar, e quando começava a ser vaiado pela Fiel, o atacante bateu no peito e pediu para bater o pênalti que fechou a goleada alvinegra sobre o Oeste, neste sábado, no Pacaembu: 4 a 1.

O batedor oficial do Timão é Chicão. Mas quando Leandro Mello derrubou Lulinha na área e o árbitro apontou a marca do pênalti, aos 44 minutos do segundo tempo, Souza pegou a bola e pediu para cobrar. Do banco, o técnico Mano Menezes aprovava a mudança. A batida não saiu perfeita, o goleiro Gotardi chegou a encostar na bola, mas não conseguiu defender. Ao comemorar o gol, Souza fez um sinal de descarrego, como se estivesse limpando o mau-olhado.

- Já tinha perdido duas chances claras, mas nessa hora, tem de ter coragem. Imaginem o que iria acontecer se eu perco. Mas jogador de time grande tem de ter personalidade. Eu tive e consegui marcar. Agora abriu a porteira.

O técnico Mano Menezes disse que autorizou a mudança do batedor exatamente para dar moral ao seu atacante.

- O Souza perdeu os gols não por deficiência técnica, mas por uma questão de momento. Ele já foi artilheiro do Campeonato Brasileiro. Ou seja, saber fazer. O pênalti nem foi tão bem batido, pois o goleiro quase defende. O importante é que entrou

Mano: 'Foi o melhor jogo que fizemos'

Treinador comemora diminuição dos erros e boa apresentação na goleada sobre o Oeste, no Pacaembu, neste sábado à tarde

O técnico Mano Menezes ficou satisfeito com o rendimento do time do Corinthians na goleada por 4 a 1 sobre o Oeste, neste sábado, no Pacaembu, pela quarta rodada do Campeonato Paulista. Para o treinador, a equipe alvinegra realizou a melhor partida até o momento no Estadual 2009.

-Foi um jogo em que tivemos muita facilidade para chegar no ataque. Hoje, a diferença foi que erramos menos e, por isso, sofremos menos. Foi o melhor jogo que fizemos, exatamente em função disso - afirmou.

Mano acredita que o Timão pôde mostrar seu verdadeiro futebol depois que conseguiu abrir 3 a 1 no placar. Antes, contudo, a equipe desperdiçou inúmeras oportunidades de construir uma vitória ainda mais ampla, sobretudo na etapa inicial.

- Se fizermos um levantamento dos quatro jogos vamos ver que criamos bastante. O problema é que ainda não estamos conseguindo converter em gols. Isso é sinal que falta alguma coisa. Andamos perdendo algumas chances incríveis. Em determinados momentos, você adia a decisão do jogo, e isso incomoda um pouco. Mas foi possível ver a equipe mais solta quando fez o 3 a 1 - acrescentou.

Com três vitórias consecutivas no Paulistão, o Timão assumiu a liderança, com dez pontos. O clube ainda pode ser ultrapassado por Palmeiras e São Paulo dependendo dos resultados de domingo, no complemento da rodada. Para Mano, o Alvinegro vem mostrando muita evolução com o passar dos jogos.

- Gostei muito da melhora. Não demos tanta liberdade ao adversário, taticamente, estamos amadurecendo. Saio bastante contente com a produção - completou.

____________________________________________________________________

Lancenet

Corinthians bate o Oeste e lidera Paulistão

Cheio de desfalques, ataque alternativo do timão consegue ser eficaz. Souza. de pênalti, desencanta no Pacaembu

O Corinthians assumiu a liderança do Campeonato Paulista ao vencer o Oeste por 4 a 1 neste sábado, no Pacaembu. Mesmo sem vários titulares, o Timão começou discreto, mas melhorou no segundo tempo e conseguiu mais um resultado positivo.

A quantidade de desfalques dava a expectativa de um jogo nervoso ao Corinthians, o que não aconteceu graças ao zagueiro adversário. Isso porque logo no primeiro ataque Adriano desviou mal cruzamento e mandou para a própria rede, abrindo o placar a favor do Timão.

Mas a ausência de Douglas, Morais, Jorge Henrique e companhia fez do Corinthians um time prevísivel e sem muito brilhantismo. Mesmo assim, dominou as ações no começo e poderia ter ampliado se Souza comprovasse seu estigma de matador e aproveitasse a chance na pequena área, sem marcação, para marcar.

O técnico Mano Menezes ganhou mais uma dor de cabeça com a lesão de Cristian, substituído por Fabinho. O Oeste, apático na partida, não conseguiu assustar o gol de Felipe na primeira etapa.

O segundo tempo começou elétrico, totalmente oposto ao primeiro. Logo aos seis minutos, Otacílio Neto subiu na área para desviar cruzamento e aumentar a vantagem. Só que três minutos depois, Chicão cometeu pênalti que Dias converteu para o Oeste.

Quando o rival pretendia assustar, Chicão reviveu seu lado artilheiro e, de falta, bateu por cima da barreira para fazer o terceiro do Corinthians e dele no campeonato.

A partir daí o Timão passou a apresentar melhor futebol e chegou mais ao gol adversário, o que rendeu até contra-ataques ao Oeste, mesmo com vantagem no placar.

Mas ainda faltava Souza desencantar, o que aconteceu em cobrança de pênalti sofrido por Lulinha, aos 44 minutos.

Como o líder Palmeiras joga só no domingo, a liderança do Paulistão neste sábado é do Corinthians.

____________________________________________________________________

UOL Esportes

Na bola parada, Corinthians supera 'desmanche', Oeste e lidera

A maré de azar insistiu em perseguir o Corinthians, que logo no início perdeu mais um titular machucado. Mas assim como aconteceu nas últimas rodadas, a equipe superou as baixas para vencer o Oeste por 4 a 1, em seu terceiro triunfo seguido, e dormirá este sábado na liderança do Paulista.

Para atingir dez pontos e o topo da classificação (que pode ser perdida no domingo), o Corinthians contou com ótimo aproveitamento nas bolas paradas. Foi assim que saíram os gols de Otacílio Neto, após cruzamento da direita, do artilheiro Chicão, que fez seu terceiro no Paulista em bela cobrança de falta, e de Souza, batendo pênalti. Adriano, contra, colaborou com a equipe de Mano Menezes após escanteio, enquanto Dias descontou.

Logo no começo do jogo o Corinthians sofreu uma baixa. A quarta em três partidas (Douglas, Wellington Saci e Jorge Henrique estão lesionados). O azarado da vez foi Cristian, titular desde sua chegada ao clube e que sofreu uma entorse no joelho esquerdo. Mas apesar de perder em entrosamento, o time conseguiu criar mais do que na última partida, principalmente pelas laterais.

Substituto de Wellington Saci, que por sua vez já era substituto de Douglas, Diogo conseguiu dar um pouco mais de velocidade ao meio. Trocou passes com Alessandro e deixou um lado direito mais forte. Também reserva, Otacílio Neto abriu espaços na esquerda e deu opções.

O problema é que o ataque insistiu em falhar. A sorte corintiana é que zagueiro Adriano decidiu ajudar os anfitriões e fez gol contra com dois minutos de bola rolando. Mas nem a calma gerada pela abertura do placar fez os alvinegros acertarem. Foram pelo menos três boas chances desperdiçadas no primeiro tempo por falta de pontaria, duas delas com Souza.

"Tivemos quatro chances e não conseguimos fazer mais gol. Sabemos que o futebol é assim, mas a qualquer momento você pode tomar o gol de empate", alertou o goleiro Felipe, que não fez nenhuma defesa difícil durante toda a etapa inicial.

O aviso deu certo. Vindo de boas atuações nas últimas partidas, com direito a uma assistência, Otacílio Neto dissera durante a semana que faria de tudo para seu gol sair neste sábado. E, de cabeça, em falta cobrada por Diogo, ele conseguiu cumprir o prometido aos 6min.

O Oeste tentou estragar a festa alvinegra diminuindo pouco depois, em pênalti convertido por Dias. Mas o zagueiro Chicão foi decisivo mais uma vez. Acertou bonita cobrança de falta e anotou seu terceiro gol no Paulista, disparando na artilharia interna do Corinthians. No final, Souza finalmente conseguiu fazer o seu. Pouco depois de ser xingado por parte da torcida, ele cobrou pênalti sofrido por Lulinha e ampliou a vantagem do novo líder do Estadual.

____________________________________________________________________

Esportes Terra

Corinthians vence 3º seguida e assume a liderança

Ainda sem poder contar com os lesionados Douglas e Jorge Henrique e na espera por Ronaldo, que segue sem previsão de estréia, mesmo assim o Corinthians conseguiu dar seqüência ao bom início no Campeonato Paulista na tarde deste sábado, no Estádio do Pacaembu. Contra o Oeste, o time alvinegro goleou por 4 a 1, conheceu a terceira vitória consecutiva no Estadual e alcança a liderança provisória.

Depois de tropeçar e decepcionar seus torcedores na estréia contra o Barueri, no empate por 2 a 2, o clube do Parque São Jorge iniciou a reação e passou por Bragantino e Botafogo-SP, na última quarta-feira.

Após quatro rodadas disputadas no Estadual de São Paulo, o Corinthians já soma dez pontos e deixa para trás os rivais Palmeiras e São Paulo, que ainda entram em campo neste domingo e podem retomar suas posições. Já o Oeste, que estava invicto até este sábado, estaciona nos cinco pontos, após empates contra Barueri e Ponte Preta e vitória sobre Ituano.

Sem ter tempo para se organizar em campo, o time do interior já teve a sua meta vazada logo na primeira descida do Corinthians, graças a uma infelicidade do zagueiro Adriano. Com 2min de bola rolando, depois de escanteio batido na esquerda por Eduardo Ramos, o defensor se atrapalhou ao tentar afastar e jogou contra as próprias redes.

O gol marcado logo no início deixou os comandados de Mano Menezes mais soltos em campo e deu início à pressão dos mandantes. Mais tranqüila com a vantagem, a equipe quase ampliou dois minutos depois, em lance que Otacílio Neto bateu cruzado e viu Adriano se redimir ao salvar em cima da linha.

Mesmo com a primeira goleada corintiana no ano, o atacante Souza recebeu as vaias de parte da torcida pelos gols perdidos na tarde deste sábado. Aos 28min, o camisa nove teve a sua primeira chance de balançar as redes após cruzamento de Chicão, mas da pequena área, concluiu para fora.

Quatro minutos depois, Souza voltou a aparecer bem na área do Oeste depois de assistência de Alessandro, mas ao tentar de cabeça, viu o goleiro Gottardi se esticar e evitar a festa do atacante corintiano. Na última chance dos mandantes na primeira etapa, Elias arriscou um chute cruzado e mandou a bola perto da trave do time do interior.

Sem conseguir deixar a sua marca, Souza ainda viu seu companheiro de ataque balançar as redes na volta do intervalo. Com 5min após o reinício, Otacílio Neto antecipou a zaga em um cruzamento de Diogo e desviou do alcance do goleiro Gottardi, marcando o segundo do Corinthians no duelo.

Em seguida, o Oeste conseguiu descontar na tentativa de colocar equilíbrio no duelo. Depois de falta cometida por Chicão em Ademar dentro da área, Dias bateu o pênalti no canto direito de Felipe e balançou as redes.

Porém, o time do interior teve pouco tempo para comemorar. Artilheiro do Corinthians na temporada, o mesmo Chicão se redimou do pênalti cometido e bateu com perfeição uma falta da entrada da área, anotando seu terceiro gol no Paulista.

No final da partida, o Corinthians aumentou a pressão e conseguiu transformar a vitória em goleada. Aos 40min, já vaiado por parte da torcida, Souza recebeu bom passe de Alessandro e finalizou à esquerda da meta.

No entanto, antes do apito, Souza conseguiu se redimir depois de novo pênalti anotado pela arbitragem, desta vez a favor do time do Parque São Jorge. Depois de ver Lulinha ser derrubado por Leandro Mello, o camisa nove pediu para assumir a cobrança e venceu pela primeira vez o duelo com Gottardi, esfriando os protestos dos corintianos.

Melhor no duelo, ainda mais com a expulsão de Leandro Mello nos últimos lances, o Corinthians esteve perto de ampliar nos acréscimos, mas não teve sucesso. Aos 46min, Lulinha serviu Elias dentro da área e viu o meia carimbar a trave esquerda. Em seguida, Elias retribuiu e deixou Lulinha em boa situação, mas o jovem chutou em cima do goleiro do Oeste, sem alterar o placar novamente.

Ficha Técnica

CORINTHIANS 4 x 1 OESTE


Escalação:

Felipe;
Alessandro, Chicão, William e André Santos;
Cristian (Fabinho), Elias, Diogo (Lulinha) e Eduardo Ramos (Túlio);
Otacílio Neto e Souza.



Estádio: Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu)
Data: 31/01/2009 - Sábado
Árbitro: Rodrigo Martins Cintra.
Auxiliares: Luiz Antônio Corrêa e Rogério Gomes da Silva
Renda: R$ 318.458,00
Público pagante: 14.957
Gols: Adriano (contra), aos 2 minutos do primeiro tempo; Otacílio Neto, aos 5, Dias, aos 9, Chicão, aos 14, Souza, aos 44 minutos do segundo tempo.


Cartões amarelos na partida:

- Otacílio Neto


Cartões vermelhos na partida:

- Nenhum

Créditos: Comunidade CORINTHIANS - O PODEROSO TIMÃO

Análise Equipe CorinthiansTPT

http://globoesporte.globo.com/Esportes/foto/0,,17326498-DP,00.jpg

Neste sábado, o ultimo dia do mês, o Corinthians enfrentou o Oeste no Pacaembu. O jogo teve um público razoável, cerca de 16,500 torcedores. Em campo uma novidade em relação aos jogos anteriores, a novidade é Eduardo Ramos.

Aos 2 minutos do 1º tempo o Corinthians contou com um gol contra. Este gol foi fundamental para o time manter a tranqüilidade.
Veja o Gol contra


O Oeste mesmo com desvantagem no placar, estava todo retrancado, não arriscava e tão pouco esboçava um ataque perigoso. Cristian sofreu uma torção no joelho e foi substituído por Fabinho. O Corinthians bem solto no campo tentou ampliar o marcador no primeiro tempo, porém alguns gols perdidos e alguns passes errados evitaram o placar mais elástico na primeira etapa que termina em 1x0.

Com uma boa conversa do técnico Mano Menezes no intervalo o Corinthians volta para o 2º tempo determinado a ampliar o placar, logo aos 5 minutos Otacílio Neto marca de cabeça após o falta cobrada por Diogo.

Veja o Gol de Otacílio Neto


Mal deu para comemorar o gol, aos 9 minutos Ademar invadiu a área pela esquerda e foi derrubado pênalti marcado para o Oeste, Dias converteu e o Oeste diminuiu.

Veja o gol do Oeste


Com tranqüilidade o Corinthians buscou o jogo, com boas jogadas e aos 14 minutos após falta marcada perto da Grande área, Chicão bate com categoria e marca pelo Corinthians se redimindo pelo pênalti cometido.

Veja o belo gol de falta de Chicão


A partir dai o Corinthians dominou o jogo, o Oeste mal passava do meio e o Corinthians criava chances a todo momento, Túlio entrou no lugar de Eduardo Ramos e Lulinha no lugar de Diogo que deixou o campo com câimbras, e aos 44 minutos do 2º tempo, Leandro Mello derrubou Lulinha na área e foi marcado pênalti, Souza após ser vaiado pelos gols perdidos chamou pra si a responsabilidade e bateu o pênalti forte no canto fechando o placar em 4x1 para o Corinthians.

Veja o Gol de pênalti marcado por Souza



Aos 47 minutos Leandro Mello que já tinha amarelo foi com a mão na bola e foi expulso, aos 48 Lulinha recebeu a bola livre perto da pequena área e chutou em cima do goleiro.

Foi o melhor jogo do Corinthians do Campeonato Paulista, palavras de Mano Menezes e acredito que da Fiel inteira, o time mostrou que tem peças de reposição mesmo com tantos desfaltques mostrou um belo futebol.


Paulo Henrique Tavares /Felippe Fiori


Análise Individual (Opinião dos Colunistas)

Felipe: Praticamente não jogou, só deram 1 chute ao gol nele além do pênalti.

Chicão: Jogou bem, fez uma atuação boa na defesa, cometeu um pênalti e para se redimir fez um golaço.

William: Capitão, muito seguro de si mesmo, fez um bom trabalho, apesar de não ter precisado trabalhar tanto.

Alessandro: Um dos destaques da partida, apoiou muito bem o ataque e deu passes e cruzamentos precisos.

André Santos: Fez sua melhor partida no campeonato até agora. Ajudou na marcação e subiu com velocidade e técnica ao ataque.

Cristian: Jogou muito bem, soube proteger e está super entrosado com Elias. Pena que se machucou durante o jogo

Elias: Foi, sem duvidas, uma das melhores partidas dele, apareceu diversas bem no ataque, criou jogada e deu muita velocidade ao time.

Diogo: Foi uma ótima opção no jogo aéreo, através dos seus cruzamentos bem feitos, em uma boa cobrança de falta cruzou para o gol de Otacílio Neto, foi substituído por Lulinha após sentir dores possivelmente câimbras.


Eduardo Ramos: Foi titular no lugar de Lulinha, mas errou escanteios e muitos passes; perdeu a confiança do técnico Mano.

Otacílio Neto: Teve boa atuação, chamou o jogo atacando pela esquerda com sua raça criou boas oportunidades, errou alguns passes, e fez o 3º Gol de cabeça.

Souza: Jogou dentro da área, serviu como pivô errou alguns passes, criou oportunidades de gol mais errou muitos, chegou a ser vaiado pela torcida, fez o 4º gol de pênalti, basta treinar mais finalizações que começa a marcar muitos gols.

Jogadores reservas que entraram

Fabinho: Entrou bem para dar segurança ao setor, deu liberdade para Elias trabalhar mais solto dando suporte a área de criação.

Túlio: Entrou para segurar mais a marcação, fez algumas jogadas individuais mais jogou pouco tempo

Lulinha: Entrou fez algumas jogadas em uma delas sofreu o pênalti, mas errou um gol livre perto da pequena área chutando em cima do goleiro.

Mano Menezes: Soube manter o time com um bom nível mesmo com os desfalques, e após a saída de Cristian, avançou Elias mais para o Meio dando nova cara ao time, e manteve Fabinho mais na marcação, substituiu os jogadores na hora certa para evitar desgastes e mais desfalques.

Avaliadores: Felippe Fiori, Paulo Henrique e Victor Hugo


Nenhum comentário:

Postar um comentário