Zé Maria

Zé Maria, ex-lateral do Corinthians

Zé Maria, o José Maria Rodrigues Alves, nascido no dia 18 de maio de 1949, em Botucatu (SP), mora no bairro de Santana, na Zona Norte de São Paulo, e trabalha no projeto da Febem.

"O objetivo desse trabalho e dar ao jovem infrator uma nova oportunidade. Eu tento passar para eles as dificuldades que eu tive na minha infância e consegui vencer", comenta Zé Maria, que é irmão do ex-ponta Tuta, que atuou na Ponte Preta.

O Super Zé iniciou seus primeiros passos no futebol jogando nos times do Lajeado Atlético Clube (time de várzea) e Associação Atlética Ferroviária, de Botucatu, mesmo time que teve também Guanxuma, Cação (ex-zagueiro do Palmeiras) e o goleiro Neuri Cordeiro.

Da esquerda para a direita, entrando no gramado do Pacaembu para enfrentar a Portuguesa, você confere: Tião, Zé Maria, Mirandinha e Rivellino.

Zé Maria começou a carreira profissional na Portuguesa e chegou no Corinthians em 1970. Esteve nas copas de 70 (reserva de Carlos Alberto Torres) e 74 (titular). Jogou no Timão até 1983, quando encerrou a carreira.

"Ele foi um dos melhores profissionais que eu conheci", elogia o ex-companheiro de Corinthians, Basílio, autor do gol do título paulista de 1977.

Zé Maria (esq) escapa de Wilsinho em um Corinthians x Portuguesa, no Pacaembu.

Zé Maria entrou jogando no dia 25 de abril de 1971, numa tarde gelada de domingo de 8 graus no Morumbi, no célebre dia em que o seu Corinthians ganhou de virada do favorito Palmeiras por 4 a 3. O técnico Francisco Sarno escalou: Ado, Zé Maria, Sadi, Luis Carlos Gálter, Pedrinho, Tião, Rivellino, Lindóia depois Natal, Samarone depois Adãozinho, Mirandinha e Peri. Apitou Armando Marques, que expulsou Leivinha e Rivellino, e os gols foram marcados, pela ordem: César Maluco, César Maluco, Mirandinha, Adãozinho, Leivinha, Tião e Mirandinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário