Vista Externa
Vista Interna
Vista da Praça Charles Miller
Inaugurado em 27 de abril de 1940 com a presença do então presidente da República, Getúlio Vargas, do interventor Ademar de Barros e do prefeito Prestes Maia. A primeira partida foi disputada em 28 de abril de 1940, entre Sociedade Esportiva Palmeiras e Coritiba Foot Ball Club, e entre Sport Club Corinthians Paulista e Clube Atlético Mineiro, a convite da prefeitura da capital.
O Pacaembu leva hoje o nome do "Marechal da Vitória", Paulo Machado de Carvalho, chefe da delegação brasileira nas vitoriosas campanhas das Copas de 1958 na Suécia e de 1962 no Chile.
No governo de Paulo Maluf, a concha acústica foi demolida e no seu lugar construído o "Tobogã", uma arquibancada com capacidade para dez mil pessoas. Atualmente, a capacidade do Pacaembu é de 40.260 pessoas, pelos parâmetros de medições da FIFA.
Desde o ano de 2008, existe em seu interior um Museu do Futebol, uma homenagem à cidade onde foi introduzido o esporte bretão no Brasil através do paulista Charles Miller - descendente de ingleses - e que é homenageado com o nome da praça em frente ao estádio.
A maior goleada aconteceu em 1945, quando o São Paulo Futebol Clube venceu o Jabaquara da cidade de Santos por 12 x 1.
O Corinthians é o time que mais atuou no Pacaembu, e a torcida o considera como sua casa, uma vez que seu campo de futebol, apelidado de 'fazendinha' não ter capacidade para receber jogos oficiais.
E a a possibilidade de ser verdadeiramente a casa do Corinthians, junto a diretoria do Corinthians a Prefeitura Municipal de São Paulo, estão em negociação para arrendar o Pacaembu durante 30 anos no valor de 200 Milhões de reais para que no centenário o Corinthiano tenha orgulho de dizer "Essa é nossa casa".
Nenhum comentário:
Postar um comentário