60 dias e 12 inocentes presos

No dia 20 de fevereiro acontecia uma das maiores injustiças feitas no mundo, prendia-se 12 corinthianos (brasileiros) inocentes devido a morte do torcedor boliviano Kevian Espada, que foi atingindo por um sinalizador lançado por um menor de idade durante partida entre Corinthians e San José, válida pela 1ª rodada da Copa Libertadores da América.
Querendo achar um culpado e demonstrar eficiência ao seu Governo, a polícia boliviana prendeu, aleatoriamente, 12 torcedores, sendo que cinco desses nem dentro do estádio estavam, e simplesmente afirmaram ser um desses o autor do disparado do sinalizador, entretanto dias mais tarde um menor se apresentou, no Brasil, e assumiu a autoria do disparo. Mas isso em nenhum momento foi levado em consideração pela falida justiça boliviana.
Apesar de acharmos que o nosso sistema prisional é falho e a Justiça muito demorada, ainda encontramos países piores como é o caso da Bolívia, em que prende 12 “irmãos” inocentes e além dos maus-tratos que recebem na prisão, também são tratados como palhaços, já que a polícia faz questão de andar com os mesmos em carro aberto para que toda a população boliviana veja o que está sendo feito, dessa maneira não preservando a integridade dos brasileiros. Já que “até que se prove o contrário todos são inocentes”.
O que mais tem me revoltado nesse episódio é a maneira que a presidenta Dilma Rousseff e os parlamentares brasileiros têm tratado tudo isso, uma vez que ninguém tem feito nada efetivo para tirar os corinthianos (brasileiros) da prisão boliviana. É nesse momento que penso: e se fizessem isso com americanos, o que Barack Obama faria? Será que já haviam sido cortadas relações internacionais? Embargo de mercadorias? Ou até mesmo uma Guerra?
Depois ainda indagam, por que o norte-americano é tão patriota e os outros países não... será que é porque os americanos veem que podem confiar em seu governo e mesmo nas crises financeiras existe uma solução? O recente atentado em Boston aqui no Brasil teria a mesma caçada que aconteceu por lá? Os policiais americanos são herois e os nossos tratados com desconfiança e muitas vezes taxados de corruptos.
A grande maioria dos 12 presos tem família, muitos já perderam seus empregos, existem pessoas que dependem deles para sobreviver aqui no Brasil, então analisemos uma coisa, a Bolívia não prende somente 12 brasileiros, mas sim mais de 60, porque como vocês acham que os familiares e amigos mais próximos desses corinthianos estão se sentindo aqui em nosso País?
Imagine cada corinthiano se tivesse o pai, mãe, filhos presos e acusados injustamente, não seria algo devastador em uma família? Então é isso que está acontecendo com esses brasileiros que estão inocentes na Bolívia.
Essa palhaçada chegou ao limite e por isso exigimos que o Governo Federal tome alguma atitude, pois temos de pensar que existem muitos bolivianos trabalhando no Brasil que poderão sofrer represálias devido a esse terrível impasse. Não quero promover a Guerra e nem que os brasileiros se revoltem com o povo boliviano, mas que os Governos se entendam e até o Dia das Mães os corinthianos (brasileiros) possam retornar aos seus lares e celebrar essa data.

E tenho dito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário